Gestão de Frotas

Conheça as condições adversas da via e como se prevenir nessas situações

Escrito por: Edemaike Silva

As condições adversas da via são todos aqueles fatores que podem prejudicar o desempenho do ato de conduzir, aumentando o risco de acidente no trânsito e, assim, pondo em risco a vida do condutor e de todos que estão no veículo.

Você sabe quais são as condições adversas da via e como deve-se agir diante delas?

Ao pilotar um veículo, o motorista precisa ficar atento e tomar decisões corretas. Instruir o colaborador da frota a agir da forma mais responsável diante das adversidades possíveis é essencial.

Para evitar acidentes e te ajudar a saber quais cuidados são necessários durante a direção, vamos explicar quais são as condições adversas, quais são os tipos e como agir nessas situações da melhor forma. 

Boa leitura!

Afinal, o que quer dizer “condições adversas da via”?

As condições adversas da via são todos aqueles fatores que podem prejudicar o desempenho do ato de conduzir, aumentando o risco de acidente no trânsito e, assim, pondo em risco a vida do condutor e de todos que estão no veículo.

As condições podem ser variadas e podem vir em conjunto, não apenas separadamente, o que gera uma maior necessidade de cuidado. As origens ou causas podem ser naturais, de má estrutura urbana ou outras.

Não é incomum ou raro que os motoristas enfrentem esse tipo de situação, mas infelizmente nem todos estão preparados para o risco que cenários adversos podem causar.

Afinal, é necessário lembrar que, de acordo com o Portal de Trânsito e Mobilidade brasileiro, acidentes de trânsito matam mais do que violência no Brasil.

Infográfico Cultura do Grau

Quais são os tipos de condições adversas

Conheça aqui alguns tipos de condições adversas de via:

Condição adversa de tempo

As intempéries da natureza podem trazer alguns problemas para os motoristas. Elas são provavelmente as condições adversas mais comuns, pois costumam ocorrer diariamente.

São grandes exemplos as chuvas, neblina, o frio ou calor excessivo, o granizo, o vento e outras condições climáticas que podem gerar cegueira momentânea e diminuir as boas condições de tráfego na pista.

Alguns fenômenos da natureza podem inclusive causar problemas na estrada, como enchentes, barro enlameado, desmoronamento, derrapagens e outros acidentes.

Recomenda-se manter os faróis e luzes acesos e reduzir a marcha mas, em situações muito adversas, o essencial é não rodar e aguardar o tempo melhorar.

Condição adversa da via

Trata-se das condições da própria via trafegada, que normalmente são estruturas que dependem de obras governamentais, como falta de acostamento, desvios, sinalização, buracos, desníveis, lombadas, irregularidades ou poças de água.

Por isso, é essencial estar consciente da situação das vias que serão trafegadas antes de iniciar a viagem, mesmo que seja dentro do meio urbano.

Independente de existirem condições adversas, é importante que o motorista saiba de antemão o estado de conservação, o tamanho, ou se o tráfego na via é muito intenso.

O ideal é sempre existir uma preparação (talvez até com equipamentos específicos ou obrigatórios) para a segurança de todos.

Condição adversa de trânsito

As condições adversas de trânsito são as que envolvem outros elementos nas vias, como pedestres, veículos, animais caminhando ou festividades (Carnaval, por exemplo) que interferem na condução.

A depender, em horários específicos, as vias estarão em condições diferentes, como horários em que todos largam do trabalho ou vão levar seus filhos à escola.

Se possível, evite horários ou locais que não favoreçam o seu tipo de condução, a sua experiência ou o seu automóvel. Redobre a atenção, reduza a velocidade, respeite a sinalização e tome cuidado ao conduzir.

infográfico imprudências com veículos corporativos - Younder

Condição adversa de iluminação

Tanto a falta de iluminação quanto o excesso de claridade podem ser grandes problemas para a condução. 

O excesso de iluminação comumente acontece em horários específicos, como nascer e pôr do sol, mas também pode ocorrer à noite, com o farol alto de outros veículos.

Isso porque a luz ofusca a visão de outros motoristas, que sentem a necessidade de desviar, situação que pode causar um acidente. 

Nesses casos, a pala de proteção, presente em todos os carros, ou óculos escuros são as melhores práticas.

Também vale, se possível, desviar o olhar brevemente para evitar que a luz atrapalhe a visão, e sinalizar ao motorista responsável pelos faróis.

Na falta de claridade, normalmente durante a noite, você pode acabar por não enxergar a via. Por isso, seus faróis devem estar sempre funcionando perfeitamente, e o essencial também é evitar vias mal iluminadas.

Condição adversa de passageiro

Todas as condições causadas por passageiros, como excesso de peso, brigas, barulhos, ou quaisquer atos que causem distração ao condutor são condições adversas que devem ser resolvidas para não causar risco no trânsito.

Condição adversa de carga 

Principalmente em casos de frotas, o transporte de cargas deve ser muito cuidadoso. As cargas devem estar bem posicionadas, distribuídas de forma a não causar danos e bem embaladas.

Muito peso, peso desproporcional, materiais mal condicionados e outros detalhes podem representar risco ao veículo e ao próprio motorista.

Transporte Rodoviário de Cargas

Condição adversa de condutor

A condição adversa de condutor talvez seja a mais plural. Pode ocorrer por qualquer circunstância que faça com que o condutor não dirija da forma correta, seja o sono, doenças, equipamentos eletrônicos, medicamentos, álcool, ou qualquer substância que modifique o raciocínio. 

O motorista precisa estar em condições físicas e mentais de dirigir, sem lesões, problemas de visão ou audição, estresse, preocupações ou qualquer obstáculo à sua performance.

O que fazer para incentivar a direção defensiva?

Agora queremos te indicar como você pode se prevenir, seja evitando as condições adversas ou tomando o cuidado necessário enquanto dirige em tais situações. O condutor de veículo deve:

Relembrar as práticas dentro da empresa

Independente de há quanto tempo você tirou a sua carteira de habilitação, é sempre interessante manter os estudos em dia, principalmente sobre o Código Brasileiro de Trânsito.

Além disso, a própria empresa deve fornecer meios de relembrar práticas aos motoristas de frota, garantindo que eles estão sempre conscientes de como agir em cada tipo de condução adversa.

Fundamentalmente, é importante  colocar em prática o correto uso de:

  • Faróis;
  • Cinto de segurança;
  • Cadeirinhas apropriadas para crianças;
  • Armazenamento e boa distribuição da carga;
  • Transporte de animais;
  • Planejamento para imprevistos;
  • Práticas de segurança.

Oferecer treinamentos de direção defensiva

Todos esses cuidados aos quais nos referimos e outros conhecimentos fazem parte da Direção Defensiva, que é um conjunto de práticas essenciais para a segurança de todos os motoristas.

É essencial que a empresa ofereça capacitações para os seus motoristas seja para atualizar e treinar para agir em condições adversas da via ou para praticar a direção defensiva, dado que esse conhecimento é na realidade uma obrigatoriedade do nosso Código de Trânsito.

Para que você fique ainda mais por dentro do treinamento para direção defensiva, confira nosso artigo que te explica tudo sobre o conceito aqui.

A Younder está junto com você para melhorar cada vez mais o desempenho da sua frota. Nós oferecemos treinamentos personalizados, teóricos e práticos para a correta defesa e prevenção dos motoristas. Somos especialistas em capacitações para frotas. Fale com a nossa equipe!