Treinamento e Desenvolvimento

Blended learning: conheça as vantagens do ensino híbrido

Escrito por: Equipe Younder

Também conhecido como ensino híbrido ou misto, o blended learning ou, para os íntimos, b-learning, surgiu com o intuito de estreitar a relação entre o ensino à distância e o presencial.

Com a popularização do ensino à distância e o alcance de ferramentas tecnológicas para cursos híbridos, as empresas passaram a olhar para o blended learning como uma oportunidade.

Isso porque essa técnica une o ensino presencial ao ensino à distância.

Assim, o blended learning (também conhecido como “ensino híbrido”), que consegue aproveitar melhor as vantagens, personalizando a experiência para o perfil do funcionário, passou a ser mais explorado pelas companhias.

Portanto, aqui neste artigo, você aprenderá mais sobre o que é o blended learning e, principalmente, quais as vantagens de adotar essa metodologia para treinamentos na empresa. Vamos lá? 

Entenda o que é o blended learning ou ensino híbrido

Também conhecido como ensino híbrido ou misto, o blended learning ou, para os íntimos, b-learning, surgiu com o intuito de estreitar a relação entre o ensino à distância e o presencial.

Ou seja, seu objetivo é unir ambas as técnicas, trazendo uma educação corporativa mais eficiente e personalizada de acordo com o seu perfil de funcionário e o seu objetivo de treinamento. 

Desta forma, o b-learning consiste em treinamentos semipresenciais, ou seja, certas etapas são síncronas e outras assíncronas, uma parte online e outra obrigatoriamente presencial, tudo isso seguindo uma trilha de aprendizagem.

Essa personalização é importante para obter o melhor resultado do treinamento, assim como melhor aproveitamento dos métodos de ensino e a otimização do processo de aprendizagem do funcionário.

Assim, esses treinamentos podem adotar o blended learning através de duas estruturas, a síncrona ou assíncrona. Confira a seguir o que quer dizer.

Como funciona: estrutura síncrona e assíncrona

Síncrono significa “que acontece simultaneamente” e é exatamente assim que acontece um treinamento síncrono, todos os alunos participam da prática apresentada ao mesmo tempo.

Esse momento pode ser presencial ou à distância e tem como principal objetivo promover a interação entre os participantes, fazendo-os discutirem os assuntos propostos ou refletirem juntos sobre a solução de problemas, por exemplo.

Já a parte assíncrona, ou seja, que não é síncrona, é individualizada. Isso quer dizer, todo o material é entregue ao aluno para que ele estude e realize as atividades propostas conforme conveniência dele. Respeitando, assim, seu tempo de aprendizado e sua rotina.

Blended learning x educação à distância

Como já explicamos, o Blended Learning é um estilo de educação híbrida, enquanto o ensino EAD é feito de forma 100% online.

As vantagens de utilizar o ensino à distância são:

  • flexibilidade nos horários para os alunos;
  • ambiente virtual com diferentes tipos de mídia que acabam trazendo mais personalização e dinamismo ao treinamento;
  • baixo custo da operação, pois é preciso apenas o software;
  • análise de resultados mais eficaz e automatizada.

Já as suas desvantagens são:

  • dificuldade de concentração;
  •  falta de contato com outras pessoas;

Considerando as vantagens e desvantagens, você pode usar o blended learning para resolver esses gaps. Ou seja, os treinamentos que precisam de um contato mais próximo, podem ser feitos através de aulas presenciais.

Usar o meio termo com o Blended Learning e pensar em treinamentos eficazes que aproveitem 100% dos resultados dos funcionários é a principal vantagem de utilizar o ensino híbrido.

O blended learning na educação corporativa: 

Uma pesquisa realizada pelo Institute for Learning and Performance mostra que apenas 18% das organizações entrevistadas oferecem a maior parte dos treinamentos por meio da internet.

No entanto, 95% acreditam que o Blended Learning é a ferramenta ideal para acabar com o preconceito com o e-learning (educação online).

Confira abaixo as vantagens do ensino híbrido no treinamento corporativo.

Modelo de Briefing para Treinamento

Entenda as vantagens do ensino híbrido no treinamento corporativo

O ensino híbrido, sobretudo, tende a gerar mais engajamento do seu funcionário. Isso porque ele adequa o treinamento ao modelo que corresponde melhor ao objetivo de aprendizagem e ao perfil do funcionário.

Fora isso, também pode trazer mais agilidade e resultado para as capacitações, pois não é necessariamente obrigatório reunir todos os colaboradores em um espaço físico sempre que tiver treinamento.

Por isso, trouxemos para você algumas vantagens que o blended learning pode trazer para a capacitação dos colaboradores e para os resultados da sua equipe de RH, acompanhe:

Treinamentos mais dinâmicos

O Blended Learning une metodologias do ensino tradicional às novas tecnologias com o objetivo de melhorar a experiência e o aprendizado do aluno.

Por haver momentos online e presenciais, é muito mais fácil oferecer treinamentos dinâmicos e mais personalizados aos funcionários.

Isso porque é possível usar o dinamismo do online, aplicando diversos tipos de mídia, com o engajamento e interação do ensino presencial.

Redução do tempo de treinamento presencial

Com o Blended Learning, parte do treinamento é online e existe uma redução considerável do tempo do treinamento presencial.

Isso é vantajoso não apenas para o funcionário que pode fazer o treinamento no melhor momento para ele, mas também para a empresa que conta com um alto índice de participação nos treinamentos.

Essa redução do tempo presencial, também reduz custos, pois os gastos com passagens, montagens de treinamentos, aluguel de espaços, materiais, alimentação, hospedagens e tudo mais que envolve treinamentos presenciais são menos constantes.

Aumento do engajamento dos colaboradores no treinamento

Como dissemos anteriormente, pelo fato do funcionário ter a liberdade de escolher seus horários para estudar e a forma como o fará, o blended learning acaba melhorando a taxa de engajamento do treinamento.

Além do mais, no momento em que você oferece encontros presenciais, os funcionários conseguem suprir essa necessidade de também ter contato com outras pessoas, seja para empatia nas dúvidas ou para se sentir parte da empresa e da equipe. 

Autonomia do colaborador

Durante os treinamentos presenciais, o colaborador precisa seguir um script formatado pelo setor de gestão que desenvolveu o treinamento.

Já no online, o colaborador pode escolher seus horários conforme se encaixe melhor dentro da sua rotina, ou ele se sinta mais apto a absorver a informação de maneira mais eficiente.

É importante inserir um prazo total para o funcionário realizar a tarefa, para não perder o engajamento no treinamento e você conseguir medir os resultados sem deixar ninguém para trás.

Retenção de talentos

Quando se oferece treinamentos para os funcionários, eles se sentem mais valorizados pois veem que a empresa se importa com o desenvolvimento deles.

Esse momento de educação continuada pode fazer com que colaboradores deixem de sair da empresa, fazendo com que a taxa de retenção de talentos aumente e a de turnover diminua.

Isso é extremamente benéfico para toda a organização, pois diminui os custos com demissão e processos de admissão, além de valorizar e fortalecer a cultura organizacional da empresa.

Agora que você conhece algumas das vantagens do Blended Learning, já pode começar a planejar os próximos treinamentos da sua empresa em formato híbrido.

Para isso, você precisará de  uma plataforma EAD, e a Younder pode te ajudar. Clique abaixo e converse agora com um dos nossos especialistas!