Como otimizar a logística para e-commerce em 8 passos

A logística para e-commerce é um dos pontos cruciais para o sucesso desse negócio digital, o que pode representar um grande desafio para o gestor de frotas, porque nessa modalidade de vendas a eficiência de entregas é um ponto crucial para alcançar melhores resultados.

Mas como otimizar os processos para garantir entregas rápidas e oferecer uma experiência diferenciada para o consumidor, aumentando as chances de fidelização para a marca e, consequentemente, o sucesso da empresa?

Ao longo deste artigo você encontrará dicas para otimizar a logística do e-commerce em 8 passos simples. Continue a leitura para conferir!

7 passos para otimizar a logística para e-commerce

1. Faça um planejamento estratégico

Um bom planejamento da logística para e-commerce irá permitir que as operações aconteçam com segurança e dentro do prazo estabelecido, gerando maior satisfação do cliente com o recebimento do pedido.

Nesta parte, você deve definir as metas e os objetivos a serem alcançados pela logística de forma clara e concisa. As estratégias traçadas no plano estratégico devem priorizar a qualidade e a agilidade da entrega. 

2. Adote a previsão de demandas

A previsão de demandas visa identificar e manter em estoque a quantidade ideal dos produtos vendidos pela empresa. 

Isso é muito importante porque as lojas virtuais precisam manter um estoque enxuto, contando somente com aquilo que será vendido para evitar peças paradas, vencidas ou fora de coleção.

Mas como fazer isso? Para adotar a previsão de demanda é necessário realizar um estudo prévio criterioso sobre o histórico de vendas do e-commerce, assim será possível visualizar os produtos com maior saída, e manter somente o que realmente tem sido vendido, permitindo redução de gastos.

Essa técnica também otimiza a logística do negócio: uma vez que o estoque está organizado e conta com o volume ideal de produtos, o processo de separação e identificação dos produtos vendidos é mais rápido e o despacho para o cliente também.

3. Conte com bons parceiros de transporte

Os parceiros de transporte são cruciais para a operação eficaz de um e-commerce. Afinal, eles contribuem para proporcionar maior agilidade em suas operações e aumento da confiança dos clientes. A gestão de transporte e roteirização logística serão o ponto-chave nessa etapa. 

O e-commerce pode contar com um parceiro que faça viagens mais longas, como interestaduais e um parceiro que faça viagens mais curtas, como dentro do estado ou da cidade.

As estratégias de logística para e-commerce devem englobar roteiros bem elaborados que irão oferecer aos clientes entregas mais ágeis. Além disso, possuir centros de distribuição por região é uma forma de agilizar suas entregas e garantir a satisfação dos consumidores.

4. Automatize tarefas

Outro passo para otimizar a logística para e-commerce é a automatização de tarefas. 

Ao transformar tarefas que demandam tempo em processos automáticos, o e-commerce ganha agilidade e o gestor de frota consegue desempenhar melhor o processo de entrega dos produtos.

A automatização de tarefas consegue integrar diversos setores, incluindo a gestão do e-commerce, a gestão do estoque e o sistema de gestão logística. Isso possibilita alcançar uma sincronização eficiente entre as diferentes etapas do processo logístico.

Sistemas como o monitoramento veicular e o rastreamento de cargas permitem um controle mais específico visando a eficiência logística e evitando atrasos ou perdas.

5. Estipule e cumpra os prazos

Cumprir os prazos informados aos clientes é imprescindível para manter uma boa imagem do e-commerce. Para isso, contar com mais de um parceiro de transporte pode ser uma boa opção para que o cliente possa escolher entre preço ou tempo de entrega.

Além disso, a logística para e-commerce deve ser pensada de maneira a estabelecer uma  margem de segurança para as entregas dos produtos. 

Se a transportadora deu o prazo de 7 dias para a entrega, informe que o prazo será de 10 dias — assim, o e-commerce consegue cobrir qualquer imprevisto.

6. Foque na satisfação do cliente

Todos os passos trabalhados até o momento procuram atingir o mesmo objetivo: a satisfação do cliente. Focar na satisfação do consumidor é entregar a eles o máximo de desempenho possível, ou seja, atendimento humanizado, uma experiência de compra simplificada e, claro, entrega ágil.

7. Treine a equipe

A eficiência na logística para e-commerce passa diretamente por um time bem treinado. Quando todos os profissionais envolvidos no processo atuam com eficiência, todos saem ganhando – desde o cliente até a própria empresa, já que com funcionários treinados e conscientes é possível aumentar a produtividade em toda a cadeia de processos. 

Dentro desse contexto, os profissionais que operam diretamente com as frotas de veículos merecem uma atenção especial: eles são os grandes responsáveis por garantir que as mercadorias realmente cheguem nas mãos dos clientes dentro do prazo previsto.

Um bom treinamento para esses profissionais garante que sejam adotadas as melhores práticas para aumentar a eficiência. Mais do que isso, ajudam a promover um trânsito mais seguro, evitando acidentes ou confusões.

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