Blog

Você sabe o que é um curso de direção defensiva

Escrito por: Renato Mello

Conheça o que é um curso de direção defensiva. Venha entender conosco o que é direção defensiva afinal. O que é um curso de direção Defensiva? Você sabe?

O curso de direção defensiva nada mais é do que um curso que forma e capacita o condutor ou o futuro condutor de veículo ou moto a dirigir com segurança para ele e para os outros que participam do trânsito a todo momento.

O objetivo do curso é preparar o motorista a evitar acidentes e a lidar da melhor maneira possível com adversidades, uma vez que não se teve como evitá-las.

Instituição e obrigatoriedade do curso de direção defensiva

O curso foi instituído como obrigatório pela Resolução nº 168 do Contran, de 14 de dezembro de 2004.

Nessa resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN torna-se obrigatório as autoescolas darem o curso de direção defensiva.

As autoescolas devem formar com esse curso tanto as pessoas que estão tirando a carteira de habilitação pela primeira vez, quanto as pessoas que estão renovando a carteira.

Além disso, empresas que contratam motoristas também são obrigadas a dar esse curso, além do curso de primeiros socorros.

Empresas que fabricam veículos são obrigadas a produzir o manual dos veículos com o conteúdo de direção defensiva inclusos.

O que é um curso de direção defensiva – Conteúdo programático

Mas afinal o que é um curso de direção defensiva ou sobre o que ele ensina?

O curso apresenta uma série de tópicos que são determinados pela Resolução nº 168 do Contran. E que devem ser cumpridos com uma duração entre 8 horas/aula a 16 horas/aula de 50 min a depender do tipo de curso que você vai cursar, segundo a mesma resolução.

Essas temáticas vão desde a questão técnicas e mecânicas, a questões éticas que todo condutor deve saber e respeitar.

Vamos aos tópicos do curso?

  • O que é direção defensiva;
  • Condições adversas e como agir;
  • Como evitar acidentes e como lidar caso aconteça;
  • Situações de risco e como agir;
  • Atenção e cuidado com o outro na via de trânsito;
  • Como conduzir com passageiros ou cargas;
  • Estado físico e emocional do condutor;
  • Equipamentos de segurança individual (moto).

Ao estudar todos esses tópicos o condutor vai estar embasado teoricamente para lidar com as diversas situações do trânsito.

A partir dessa base teórica a prática e a autocrítica vão propiciar o aprimoramento do condutor no ato de dirigir nas vias de trânsito conscientemente.

O que é um curso de direção defensiva – Princípios

A direção defensiva preza por evitar e lidar com conflitos, acidentes e negligências no trânsito. Ou seja, segurança em primeiro lugar.

Para que isso ocorra é necessário uma base sólida de conhecimentos e posturas por parte do condutor. Vamos conhecer esses princípios a seguir.

Conhecimento

O embasamento teórico é essencial para o condutor conhecer as possíveis eventualidades que podem acontecer e saber agir tanto para evitá-las como para lidar com elas.

O que é um curso de direção defensiva - Princípios

Assim, é essencial o condutor ter propriedade sobre as regras de trânsito, primeiros socorros e a própria mecânica básica do veículo.

Com base nesses conhecimentos o motorista vai saber identificar os sinais e evidências para evitar, uma quebra do veículo, dar sobrevida a alguém que foi acidentado ou perceber que em uma rua não é possível fazer ultrapassagem.

Atenção

A atenção é um dos princípios fundamentais da direção com segurança. Ela vai ser o “aviso de LED” do motorista para tudo que está a volta.

Para que a atenção seja a melhor amiga do motorista na hora da direção é necessário que ele se livre de todas as distrações e foque no que está acontecendo ao seu redor.

Portanto, o bom motorista não se distrai com fones de ouvido, conversas aleatórias dentro do veículo, assim como verifica constantemente os retrovisores.

A atenção também deve ser voltada ao próprio veículo. Ele está diferente de alguma forma? Tem algum barulho anormal?

Está atento a tudo isso ajuda a identificar possíveis problemas que podem ser resolvidos no início ou até prevenidos.

Previsão

No curso de direção defensiva você aprende identificar os perigos através do seu embasamento teórico do código de trânsito brasileiro, primeiros socorros e funcionamento do veículo.

curso de direção defensiva - previsão

Através desse conhecimento aliado à sua atenção o condutor vai poder prever possíveis problemas e acidentes que podem acontecer durante a direção do veículo.

Exatamente sobre a questão de estar atento a essas possíveis previsões que o curso vai abordar e trabalhar em seus alunos.

A previsão é imprescindível para um condutor defensivo que está sempre prezando evitar problemas.

Habilidade

A partir do momento que houve toda essa escadinha de construção de conhecimentos sobre as leis e regras do trânsito, o veículo, primeiros socorros, atenção e previsão, o motorista estará capacitado para a abordagem do tema habilidade.

Neste tema será trabalhado com os alunos a questão das possíveis tomadas de decisões que devem ser feitas para que situações possam ser remediadas ou evitadas.

Essa tomada de decisão é crucial para tornar-se um sinal em uma situação de perigo e não perigo. Tudo depende das escolhas do condutor a partir do leque de informações e fatores que ele vai ter no momento.

Ação

Não adianta nada toda essa construção de conhecimento se ele não é aplicado à vida real. Para que o condutor se torne realmente um bom motorista é necessário conhecer a vivência do trânsito.

Conhecer a malha viária de onde ele vive e suas peculiaridades é primordial. Assim como saber como é o funcionamento padrão do veículo para que o condutor possa estar mais sensível a possíveis mudanças.

Como diz a máxima popular “A prática faz a perfeição”, não é mesmo?

Com todos esses princípios e conteúdos o condutor termina o curso de direção defensiva com uma boa base do que prestar atenção e de como agir nas adversidades do trânsito.

Espero que tenha gostado do post sobre o que é um curso de direção Defensiva e tenha entendido sobre o que trata esse curso tão importante.

Leia também: Treinamento para motoristas: Guia completo de capacitação de frotas