Gestão de Frotas

Vantagens de usar um simulador de direção para a frota

Escrito por: Equipe Younder

Entender as vantagens do simulador de direção para o treinamento dos condutores pode se tornar essencial para trazer qualidade e eficiência para a frota.

Quando o assunto é simulador de direção para treinamentos, é importante destacar as suas vantagens para os condutores da sua frota.

Existem algumas dificuldades com os treinamentos da frota que são: avaliação na condução de colaboradores, treinamento de habilidades em situações de risco e até mesmo o alto valor investido para veículos de treinamento.

E essas situações podem ser solucionadas com um simulador de direção. Por isso, entender as vantagens desse equipamento para treinamento dos condutores pode se tornar essencial para trazer qualidade e eficiência para a frota.

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, vamos explicar quais são as 5 vantagens de adotar um simulador de direção para uma aprendizagem mais eficiente da frota. Continue lendo!

Entenda o que é um simulador de direção

Antes de começarmos a falar sobre as vantagens de se investir em treinamento da frota com simuladores de direção educacionais, é importante entender o que é um simulador de direção.

O simulador de direção é muito utilizado em curso de reciclagem para condutores e tem como objetivo treinar motoristas para diversas situações adversas do dia a dia e que são perigosas para se reproduzir em treinamentos práticos.

Como é o caso de acidentes, circulação em vias perigosas e intervenções da natureza (neblina, chuva intensa) e aquaplanagem.

Parecido com um videogame de corrida, o simulador de direção de veículos leves, por exemplo, possui telas que recriam o para-brisa e as janelas frontais. Também há um volante, pedais, câmbio e freio de mão, tudo feito para trazer o motorista o mais próximo da realidade possível.

Porém, diferentemente de um videogame, o objetivo do simulador não é ganhar, mas aprender a como agir frente a obstáculos que podem aparecer para o condutor durante sua rotina de trabalho.

São vários tipos de simuladores, para veículos leves, pesados, duas rodas, ou máquinas, por exemplo.

Neles, são oferecidos diversos módulos de simulação, que são aplicados conforme a necessidade da empresa.

E, durante o treinamento, é possível cometer erros e acidentes, aprender com eles, além de ser possível monitorar os conhecimentos desses colaboradores e assim, acompanhar a evolução de cada um.

Blog Ebook Guia de Aulas Práticas

5 vantagens de investir no treinamento da frota com simuladores de direção

1) Reciclar o conhecimento do colaborador em diversas situações

Em levantamento feito pela Agência da Confederação Nacional do Transporte, junto à Polícia Rodoviária Federal, foram apontadas 63.447 ocorrências envolvendo caminhões em 2020, quase 18% do total de acidentes contabilizados. As principais ocorrências foram de colisões, atropelamentos e tombamentos.

Isso pode ser diminuído se houver investimento em curso de reciclagem para condutores. Nesse curso, não é apenas a parte teórica que deve ser relembrada, mas também a prática.

E é através de um simulador de direção que é possível realizá-la, visto que os funcionários terão mais condições de saber como agir em situações que podem vir a acontecer durante o dia a dia da profissão.

Durante o uso de um simulador de direção, é possível passar por situações de aquaplanagem, saída de pista e até situações que poderiam fazer o caminhão tombar caso a manobra seja feita de forma incorreta, sem que isso cause acidentes reais.

2) Monitorar a evolução do colaborador

O uso de um simulador de direção tem também como objetivo avaliar e monitorar as falhas e a experiência do motorista conforme condução do simulador. Isso faz com que seja possível analisar de perto os pontos de falhas e entender como elas podem ser corrigidas.

A partir dos dados recebidos, é possível realizar o treinamento do motorista, para que ele possa melhorar seus conhecimentos e rever atitudes.

E, caso a empresa faça acompanhamento constante, com o uso do simulador de direção, é possível também monitorar a evolução dos colaboradores em seu aprendizado e desempenho.

3) Treinar em diferentes veículos e reduzir custos

Fazer o treinamento de motorista em um simulador de direção se torna uma boa opção quando há a necessidade de treinamento em diferentes tipos de veículos e máquinas.

É possível encontrar simulador de direção de frota leve, pesada, duas rodas e máquinas, todos eles com os mesmos objetivos: simular situações voltadas para ações que podem vir a ocorrer no dia a dia de quem pilota aquele tipo de veículo ou máquina.

O treinamento de motorista pode ser feito por uma empresa especializada, como a Younder ou pela própria empresa que está oferecendo a aula. Para isso, é importante entender o objetivo e necessidades da empresa para poder decidir como conduzir o treinamento adequado.

Além do mais, é possível alugar os simuladores com um custo muito mais baixo do que investir em treinamento prático.

4) Incentivar o colaborador com um lado lúdico

Como dito anteriormente, há certa semelhança entre o simulador de direção educativo e o videogame, mas cada um possui objetivos diferentes.

No entanto, isso não quer dizer que o simulador de direção educacional precisa ser monótono.

É importante que os colaboradores sejam incentivados, mesmo que para isso o lado lúdico da coisa seja colocado à mesa, afinal, ainda é algo muito diferente e incomum.

A ideia aqui é trazer uma experiência confortável para que seus colaboradores façam o treinamento de forma otimista e que, ainda assim, entendam a importância daquele momento e aprendam com tudo que for passado.

5) Evitar acidentes com treinamentos práticos no simuladores de direção

Como dito anteriormente, treinamentos práticos podem ser perigosos, por mais controlado que o ambiente seja, as coisas podem sair do planejamento.

Já com o simulador de direção, é possível fazer o treinamento de motorista ser mais eficiente e ter mais opções de simulação, sem chances de acidentes, custando menos para a empresa.

Como o simulador de direção oferece um ambiente 100% controlado, os acidentes que acontecem durante a simulação não trazem risco ao colaborador e nem causam avaria no veículo ou equipamento que está sendo treinado.

Dessa forma, o condutor pode testar seus conhecimentos com tranquilidade, qualidade e, o mais importante, em segurança.

Continue valorizando os treinamentos práticos no veículo

Como foi visto, os simuladores de direção têm diversas vantagens para quem busca segurança, custo-benefício e, acima de tudo, resultados. No entanto, eles não são trabalhados sozinhos, a parte teórica e a prática no próprio veículo se faz importante.

Os treinamentos no simulador de direção são importantes para se obter prática em um ambiente controlado. No entanto, saber manusear bem o veículo também é essencial, afinal, para colocar em prática tudo o que se aprendeu no simulador é preciso saber sentir o veículo.

É importante frisar que esses treinamentos no veículo não precisam ser para treinar atividades adversas, já que isso foi praticado no simulador. No treinamento prático, é importante que haja monitoramento e gerenciamento da prática do condutor.

Além disso, serve para que os motoristas aprendam a conhecer melhor o veículo oferecido pela empresa.

Portanto, simuladores de direção educacionais podem ser a solução para você que precisa fazer um treinamento de motorista com segurança.

Conheça melhor nosso simulador de direção e sua eficiência no treinamento para frotas. Assista ao vídeo a seguir.

Simulador de direção - Aula automática para veículo pesado com o ProS.truck Gold

E para saber mais sobre como você pode implantar treinamentos para frotas de modo eficiente para reduzir custos, clique no botão abaixo e fale com um dos nossos especialistas.