Gestão de Frotas

Seguro de frota: saiba quais as vantagens para a empresa

Escrito por: Equipe Younder

O seguro de frota é muito parecido com os seguros de carro individual, mas, nesse caso, cobre vários automóveis, da empresa ou terceirizados.

Adquirir e manter uma frota de carros requer muito investimento financeiro, e o seguro de frota pode ser essencial para reduzir alguns custos na operação.

Isso porque, como esse serviço, a gestão pode atuar de forma preventiva, mantendo a alta produtividade e evitando possíveis erros que podem vir a gerar custos elevados. Portanto, a solução é ter um bom seguro.

Sabendo que todo cuidado é pouco na gestão de frotas, hoje falaremos sobre qual é a importância do seguro de frota, quais são as vantagens de investir nesse serviço e o que você deve se atentar na hora de fechar negócio. Boa leitura! 

Entenda o que é o seguro de frota

O seguro de frota é muito parecido com os seguros de carro individual, mas, nesse caso, cobre vários automóveis, da empresa ou terceirizados.

Ele cobre o segurado sobre tudo o que está especificado em contrato, protegendo e mantendo o patrimônio.

O seguro para frotas de veículos pode ser contratado pela empresa com mais de um veículo, e, normalmente, tem requisitos como no mínimo dois carros vinculados ao contratante por CPF ou CNPJ. 

Qual é a importância de ter esse serviço?

O seguro veicular para frotas é uma boa garantia contra os riscos de trafegar pelas estradas. Sabemos que, entre os estados brasileiros, as vias podem estar em situação de baixíssima manutenção, e as ameaças aos veículos podem ser inúmeras.

Há casos de acidentes de trânsito, roubos de automóveis e das cargas e outras situações que podem gerar prejuízos financeiros e muitas dores de cabeça.

Em razão desses inúmeros riscos, investir em proteção através de um seguro de frotas é importante.

Blog Ebook Guia de Aulas Práticas

Saiba as vantagens de contar com um seguro de frota

Separamos alguns pontos para que você entenda melhor todos os benefícios do seguro veicular, confira:

Segurança do motorista 

Caso o seguro para frotas seja contratado, não é necessário informar o principal condutor, pois todos os colaboradores estarão protegidos pelo seguro, inclusive com assistência 24h.

Saber que há um suporte em caso de qualquer ocorrência, como roubo, veículo quebrado, problemas com bateria ou outros obstáculos, é um grande apoio e uma enorme segurança para o colaborador durante seu serviço.

Mas, sempre é importante acompanhar de perto as dificuldades dos motoristas e oferecer o apoio necessário para evitar danos físicos e materiais, como os que podem acontecer diante das condições adversas da via. Clique no nosso artigo e entenda o que fazer em situações de risco.

Cobertura em caso de acidentes e ocorrências com o veículo

O seguro, a depender do contrato, entrega plena cobertura para casos de acidentes, vidros ou retrovisores quebrados, furtos e roubos de veículos, ocorrência muito comum no Brasil. 

Em caso de roubo, o cliente tem direito à indenização, assim como há o apoio em situações de colisões, danos ao veículo, incêndio e outras intempéries previstas no contrato.

Os riscos diários nas estradas são muitos, mas há como fazer um bom gerenciamento para analisar e lidar com possíveis eventualidades. Entenda como prevenir acidentes na frota com o nosso artigo.

eBook Tríade da Gestão de Frotas

Garantia de funcionamento da frota 

As ocorrências citadas acima podem inviabilizar repentinamente as atividades da empresa, o que representaria muito prejuízo. 

Por isso, o seguro pode ser acionado para consertos, indenização em caso de Perda Total do carro (PT). O segurado pode, também, receber provisoriamente um carro reserva para manter o funcionamento da operação.

Economia de gastos

Todos os tópicos aqui mencionados, quando há a proteção do seguro de frotas, acabam em um cenário de redução de custos para a empresa.

A depender do contrato, o seguro cobre, inclusive, os danos que você pode causar a terceiros (cobertura contra terceiros), como batidas de carro, custos médicos e etc. Ou seja, tanto os danos materiais quanto os físicos.

E, para o gestor de frotas, essa cobertura é essencial, já que os motoristas são muitos e a empresa não pode arcar sempre com os gastos de cada ocorrência.

Incluir o valor do seguro de veículo no planejamento financeiro da empresa é proteger-se de prejuízos que podem impactar a própria existência do negócio.

Tenha atenção na hora de contratar o seguro de frota 

É preciso tomar alguns cuidados antes de contratar um seguro, principalmente para adequar a contratação às necessidades específicas do negócio.

Isso porque cada empresa tem um perfil diferente e demanda um seguro que caiba no bolso e que esteja adaptado à rotina dos colaboradores. 

Sendo assim, é importante optar por um plano personalizado de acordo com o total de veículos do negócio, o tamanho da operação, o tipo de carga, a manutenção e estado de conservação dos carros, entre outros fatores. 

Apenas fique atento(a) com contratações de seguros online, pois, mesmo que pareçam mais práticos e ágeis, as regras e coberturas podem não estar totalmente claras na hora da contratação. Esse passo precisa ser tomado com cuidado!

Lembre-se que você pode e deve manter a segurança da frota através de outros meios, como oferecendo um ambiente seguro, treinamentos para capacitação de colaboradores, gestão de frota especializada para redução de custos. Conte conosco para otimizar a sua frota e evitar prejuízos!