No ambiente de trabalho, a segurança dos funcionários é de suma importância. A própria natureza do trabalho pode apresentar diversos riscos aos quais os trabalhadores podem estar expostos, e os riscos físicos ocupam uma posição central.
Desde lesões por movimentos repetitivos até acidentes traumáticos, os perigos podem ter um impacto significativo na saúde e bem-estar dos colaboradores, além de afetar a produtividade e a motivação da equipe.
A exposição do trabalhador a risco físico vai desde os mais evidentes, como quedas e objetos cortantes, até os mais sutis, como posturas inadequadas e exposição a substâncias nocivas.
Para saber como prevenir esses riscos no ambiente de trabalho e prezar pela segurança do seu time, continue a leitura!
O que é o risco físico no ambiente de trabalho
Os riscos físicos podem ser caracterizados como: ambientais, ergonômicos e de acidentes.
Os riscos físicos ambientais podem ser químicos ou não biológicos. Eles se apresentam em vários formatos, como temperaturas extremas (altas ou baixas), radiações (ionizantes ou não) pressão, umidade, entre outros.
Em suma, mesmo que o funcionário não esteja em contato com nada, os próprios riscos físicos podem atingi-lo e causar consequências para sua saúde. Por isso, havendo contato ou não, é preciso tomar medidas preventivas para diminuir os riscos de problemas.
Quais são os riscos físicos e como preveni-los
Para entender o que são os riscos físicos, é preciso entender as suas classificações. Conforme a Portaria número 3.214 do Ministério do Trabalho, de 1978, são cinco tipos:
Temperatura
A variação de temperatura é um risco físico bastante comum, mas perigoso, pois a temperatura extrema causa danos à saúde do colaborador e riscos de acidentes.
De modo geral, os riscos por calor são mais frequentes em tarefas ao ar livre, devido à alta incidência solar, como no caso de colaboradores de siderúrgicas, obras, mineração, lavouras, dentre outros.
Caso seja um trabalho em local fechado, o local deve estar isolado da fonte de calor, e deve ter ventilação adequada. Os colaboradores também precisam de intervalos de trabalho para não sofrerem riscos ocupacionais mais graves.
Mas, se o caso for o frio, os colaboradores que mais sofrem normalmente trabalham em portos, frigoríficos, no manuseio ou armazenamento de cargas congeladas, ou em regiões frias.
Para essas situações, a prevenção também se dá por meio dos EPIs, com o uso de:
- luvas;
- toucas;
- aventais;
- roupas que mantenham a temperatura.
Radiação
A radiação ionizante é a que ioniza os átomos do corpo do trabalhador e esse processo é capaz até mesmo de alterar o funcionamento das células humanas.
Dessa forma, há grande risco físico de desenvolver doenças como o câncer, osteoporose ou lesões, bem como malformações nos descendentes do trabalhador.
Além disso, também correm risco os trabalhadores que usam materiais radioativos e aparelhos radioativos, normalmente em hospitais, usinas nucleares e laboratórios.
- Como prevenir? Deve haver considerável redução do tempo de exposição à radiação, uso de avental plumbífero (com chumbo), armazenamento e descarte correto dos materiais radioativos e barreiras entre o colaborador e a fonte da radiação.
Já a radiação não ionizante é de baixa frequência, não conseguindo interagir com os átomos de células humanas. É, por exemplo, a radiação ultravioleta, muito comum em operações de solda, e o infravermelho. Essa radiação pode causar lesões em partes do corpo humano e até câncer.
- Como prevenir? Os colaboradores devem usar óculos de proteção, bem como protetores faciais e chapéu. Também devem vestir roupas de mangas longas e utilizar protetor solar.
Umidade
A umidade parece inofensiva, mas não é: pode causar quedas, deslizamentos, doenças respiratórias e até doenças na pele. Esse tipo de risco físico é comum em locais alagados, lava jatos, lavanderias, frigoríficos e outros ambientes que costumam conter alta frequência de água e piso escorregadio.
- Como prevenir? A prevenção está no uso dos EPIs, calçados adequados e luvas, bem como a instalação de ralos e estruturas para o escoamento da água, e barreiras físicas para possíveis casos de deslizamentos.
Vibrações
As vibrações são oscilações de alguma superfície no corpo do trabalhador. Os danos podem ser variados: sensação de formigamento, dores, osteoporose e outros problemas na coluna.
Normalmente, esse risco físico está nas profissões que utilizam veículos, principalmente tratores e caminhões, ou ainda que utilizam equipamentos como britadeiras e furadeiras.
- Como prevenir? É necessário atenção aos riscos ergonômicos do ambiente, assim, o colaborador deve ter cuidado com a sua postura ao dirigir ou usar os equipamentos. Os funcionários devem ter intervalos para descanso e é obrigação do empregador diminuir a vibração ao máximo.
Ruídos
Um risco físico muito comum, provém de vibrações que atingem a audição. Mesmo que sejam variáveis, se ultrapassarem 85 decibéis, são capazes de causar surdez temporária ou permanente.
Além disso, também podem causar estresse, aumento da pressão, dores de cabeça, dificuldade de concentração e atenção.
Os ruídos são comuns em ambientes com equipamentos barulhentos, como veículos, serras e motores. A realidade é que até mesmo o barulho do trânsito pode ser prejudicial.
- Como prevenir? A empresa deve instalar Equipamentos de Proteção Coletiva que reduzam os ruídos, e os colaboradores devem usar protetores auriculares. Deve existir isolamento acústico e revezamento do uso do maquinário, para que todos tenham intervalos. Os equipamentos comprados devem ser tão silenciosos quanto possível.
Como prevenir os riscos físicos na empresa?
Para prevenir os riscos físicos na empresa, o primeiro passo é realizar um levantamento dos riscos presentes na atividade. O método de prevenção deve incluir um procedimento que permita avaliar, registrar e monitorar todos os riscos ocupacionais do negócio.
É possível, a depender do tipo de risco, instalar equipamentos para medi-los: termômetro, decibelímetro, medidor de radiação ionizante e outros. Confira formas de prevenir os riscos físicos na empresa:
Manutenção preventiva
Para garantir que as máquinas e equipamentos estejam em boas condições de funcionamento, reduzindo assim o risco de acidentes relacionados a falhas mecânicas.
Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
Permitir o acesso e uso correto dos EPIs adequados para sua função, como capacetes, óculos de proteção, luvas, calçados de segurança e protetores auriculares, também é uma medida para prevenir o risco físico na empresa.
Controle de ruído
Isole áreas ruidosas ou forneça proteção auditiva quando necessário. Realize medições regulares para monitorar os níveis de ruído no ambiente de trabalho.
Controle de temperatura e ventilação
Mantenha o ambiente a uma temperatura confortável e forneça ventilação adequada para prevenir desconforto térmico.
Sinalização de segurança
Utilize sinalizações adequadas para alertar sobre perigos e indicar rotas de evacuação.
Mantenha as saídas de emergência desobstruídas.
Treinamento e conscientização
Uma medida eficaz de prevenção de acidentes no trabalho é através da capacitação dos profissionais. Por meio de treinamentos, os gestores conseguem conscientizar os colaboradores sobre a importância do uso dos EPIs e a seguir as normas de segurança.
Colaboradores bem capacitados e instruídos irão tomar decisões mais direcionadas, ficarão atentos aos cuidados na sua atividade e conseguirão desempenhar melhor suas tarefas, evitando exposição a riscos físicos.Confira os conteúdos da Younder para oferecer capacitação para seu time. Os cursos são didáticos e de acordo com a necessidade da sua empresa! Fale com um especialista Younder!