Blog

Qual é a efetividade do treinamento a distância?

Escrito por: Patrick Canuto

O treinamento a distância é uma realidade para muitas empresas, mas será mesmo que traz resultados efetivos para a aprendizagem dos colaboradores? Descubra neste post!

A educação a distância, mais conhecida como EAD, vem contribuindo de maneira significativa para a educação no país e está ganhando cada vez mais espaço dentro das faculdades, instituições e, também, empresas.

Engana-se quem pensa que tal modalidade não gera resultados assertivos e de qualidade para quem estuda. Diversas pesquisas já comprovaram a sua eficácia e seus benefícios, contudo, ainda há quem coloque a sua credibilidade em cheque.

Vamos compreender juntos o quanto a implementação da plataforma digital de ensino pode ser uma ótima solução para a capacitação e para o compartilhamento de conhecimentos com os colaboradores da sua empresa.

 

Vantagens que a educação a distância proporciona para o seu negócio

Realizar treinamentos capazes de desenvolver e aprimorar conhecimentos e habilidades sempre foi um grande desafio para profissionais de recursos humanos e gestores, principalmente na área de gestão de frotas.

Geralmente, a equipe é grande, está distribuída entre várias localidades, as escalas com horários ou períodos diferentes dificultam reunir todos em uma sala para iniciar um treinamento, o perfil do colaborador pode demonstrar pouco interesse em receber novas informações ou pode possuir pouca escolaridade, entre outros pontos que variam de acordo com cada tipo de negócio.

Com o treinamento a distância teórico aplicado na modalidade EAD, as vantagens são:

 

  • ganhos de logística, conseguindo atingir um grande número de motoristas;
  • poder ter horários flexíveis para cada período de trabalho da equipe;
  • não precisa de espaço físico, o que economiza tempo e dinheiro;
  • apresentação dos cursos em formatos diversificados;
  • estimula uma cultura constante de busca por capacitação;
  • gerar relatórios que permitem acompanhar o desempenho de cada colaborador, melhorando a assertividade em feedbacks.

 

Mas os treinamentos a distância têm qualidade?

Um treinamento na modalidade EAD tem as mesmas chances de oferecer uma experiência de aprendizagem com qualidade que uma formação presencial. A modalidade escolhida não diminui a importância e nem exonera a responsabilidade de quem vai estruturar e construir o conteúdo do curso.

Por exemplo, o conteúdo é excelente, mas a plataforma não oferece um bom ambiente de aprendizado ou a plataforma é interativa e bastante atrativa, mas com um conteúdo confuso e pouco didático para aquele perfil de público; em qualquer um dos cenários, a satisfação e o engajamento não acontecem.

Devido às novas tecnologias da comunicação, as abordagens educacionais estão cada vez mais inovadoras. Sabemos que muitas pessoas estão cansadas de assistir um curso EAD onde só há telas com texto e imagem. Por conta disso, é essencial investir em:

 

  • novas abordagens, como plataformas com recursos interativos;
  • diversidade de objetos de aprendizagem;
  • linguagem mais próxima e menos formal;
  • trilhas de aprendizagem;
  • debates em fóruns on-line;
  • mural para compartilhamento de experiências, entre outras formas.

Conteúdo e plataforma precisam oferecer a melhor experiência. Pensando nisso, a Younder conta com uma equipe multidisciplinar que pode dar uma mãozinha na criação do seu material, além de oferecer uma plataforma personalizada e pensada na melhor experiência do aluno.

 

Com o treinamento a distância, o colaborador aprende melhor?

Todo processo de aprendizagem, seja ele presencial ou a distância, precisa de comprometimento, disciplina e engajamento por parte do profissional que se dispõe a encará-lo, e isso influencia no quanto ele se envolve com o treinamento.

Essas características não são fáceis de se conquistar, mas acredite quando eu digo que vale o esforço. Apostar na capacidade de desenvolvimento da sua equipe faz parte do seu papel como gestor e certamente seu colaborador estará cada vez menos excluído de uma realidade tecnológica, que já é primordial em muitos negócios, principalmente nas operações de qualquer tipo de frota.

Além disso, o treinamento a distância contribui com o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida profissional. São elas:

 

  • protagonismo e entrega de resultados;
  • resiliência para desenvolver projetos de longo prazo;
  • disciplina e foco para concretizar o que foi planejado no curso;
  • automotivação e engajamento para realizar tarefas e atividades;
  • comprometimento e responsabilidade com o próprio aprendizado.

 

Conclusão

O treinamento a distância é bastante eficiente em ambientes corporativos, resolve diversos problemas de logística, reduz custos, melhora as habilidades profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho, entre outros benefícios. Além de tudo isso, (e, para mim, o mais importante), a educação a distância democratiza o conhecimento. Fazer um treinamento especializado não é mais só para quem tem muito dinheiro ou muito tempo disponível. Vai deixar sua equipe fora dessa? Fale com um especialista da Younder.

Leia também:

 

Campanha Semana Nacional de Trânsito