Prevenção de acidentes em frotas: como evitar tragédias

Garantir a prevenção de acidentes em frotas é um dos trabalhos mais importantes do gestor, pois envolve a segurança do motorista, da carga, da sociedade e também a reputação da empresa. Além disso, é uma maneira de estar ainda mais atento aos vários riscos no trânsito, que são muito altos. 

Neste post, entenda quais são eles e o que fazer para prevenir acidentes com a frota de sua empresa. Boa leitura! 

Como a prevenção de acidentes afeta a todos? 

Parece apenas mais uma função do gestor, mas aplicar uma boa estratégia de prevenção de acidentes em frotas faz toda a diferença. Isso porque o motorista precisa estar constantemente pronto para dirigir bem, mas também para reagir à conduta de risco de outra pessoa. 

Um exemplo é o acidente entre dois caminhões ocorrido em fevereiro de 2025, na cidade de Arapoti, no Paraná. Embora os dois motoristas tenham saído vivos, o estrago foi grande. 

Um dos caminhões levava massa asfáltica e o outro carregava nafta, um derivado do petróleo, ambos produtos inflamáveis.  

Ao fazer a ultrapassagem de um terceiro caminhão, em um viaduto, um dos veículos atingiu o outro de frente. A explosão levou um dos motoristas a saltar do viaduto e gerou um incêndio de grandes proporções. Sua fumaça tomou conta da rodovia, fazendo com que ficasse bloqueada por 5 horas e causando congestionamento. 

Esse é só um exemplo de vários que poderiam ser citados. Assim, para proteger não só as vidas dos profissionais da empresa, mas também de outras pessoas, é essencial que o gestor identifique os riscos e tome medidas para evitá-los. 

Com quais riscos os gestores lidam diariamente? 

Quando pensamos em riscos no trânsito, existem inúmeros. Mas de forma geral, podemos reuni-los em alguns principais, que se relacionam diretamente com o trabalho do condutor da frota, como também do gestor. Confira a seguir! 

Má conduta do motorista 

Um condutor que se arrisca na estrada é o principal agente a trazer riscos para o seu trabalho. Isso porque ele pode tomar decisões que desprezam a própria segurança e a de quem está ao seu redor. 

Ultrapassagens perigosas, falta de paciência e alta velocidade são só alguns comportamentos que levam a ações prejudiciais. Como resultado, caso ocorra um acidente, a pessoa coloca em risco a si mesma e aos demais.  

Para ela, isso significa prejuízo em seu trabalho, além dos danos físicos e mentais. Já para a empresa, o cenário envolve altos custos, bem como perda de carga, de disponibilidade do profissional e até de sua reputação. 

Falta de dados 

A falta de dados dos motoristas também é um risco relacionado a acidentes, mesmo que não pareça. Isso porque quando o motorista sai com o veículo da empresa, o gestor não sabe como ele vai dirigir, ou se vai seguir os treinamentos que recebeu. Somando-se a isso o fato de que não é apenas um, mas vários condutores, o gestor pode ter problemas para monitorar

Assim, quanto mais uma empresa investir em dados, melhor visão o gestor pode ter para avaliar um motorista, orientá-lo e tomar atitudes para que sua conduta na direção seja a melhor possível. 

Multas e processos 

Na prevenção de acidentes em frotas, os riscos de multas e processos são consequências grandes e imprevisíveis, pois variam conforme o tipo de acidente que se teve. Por isso, é algo que a empresa quer evitar a todo custo. 

No dia a dia, ações comuns como andar acima da velocidade em determinada área já pode ser custoso para a empresa. Porém, quando ocorre algo mais grave, é preciso lidar com mais danos, por exemplo: 

  • Despesas com saúde do motorista e outros envolvidos; 
  • Danos ao veículo e ao de terceiros; 
  • Multas pelo ocorrido, inclusive ambientais. 

Além disso, caso uma pessoa processe a empresa, isso pode gerar indenizações de alto valor, inclusive pensões ao longo dos anos. Outro custo que sai caro é com os honorários jurídicos de um processo, algo que pode envolver disputas de longo prazo. 

Como aplicar a prevenção de acidentes em frotas? 

Com as ferramentas certas, não é difícil aplicar uma boa estratégia de prevenção de acidentes. A seguir, confira algumas dicas para a sua! 

Invista em tecnologia 

Como falamos, acompanhar os dados da frota é essencial. Para isso, contar com ferramentas especializadas, como a plataforma YDI é uma opção segura. Afinal, com esse tipo de recurso é possível: 

  • Analisar dados de telemetria dos motoristas para obter insights sobre a frota; 
  • Obter o perfil de comportamento do condutor, para avaliar se ele é cauteloso ou apresenta riscos; 
  • Promover treinamento focado, personalizado e prático, a fim de melhorar a conduta do motorista de forma individual. 

Saiba contratar 

Outro fator que envolve a prevenção de acidentes em frotas é contar com bons motoristas. Para isso, o gestor deve ter cuidado redobrado na hora da contratação. Afinal, alguém que se candidata a uma vaga de motorista, mas está com a carteira vencida, por exemplo, já cometeu infrações e pode não ser a melhor pessoa para o cargo. 

Assim, também vale a pena usar dados como a consulta da CNH, para decidir a melhor pessoa para ocupar o posto de motorista. 

Realize formação continuada 

Segundo reportagem da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, em 2022, o Brasil registrou mais de um milhão de acidentes; com média de 92 óbitos por dia. Em Minas Gerais, outro levantamento mais recente com ocorrências entre 2023 e 2024, apontou que 47% dos acidentes no estado ocorreram por falta de atenção. 

Independentemente do motivo, a educação continuada é uma forma de fazer os motoristas compreenderem sua responsabilidade, entendendo sobre leis e punições e como praticar uma direção defensiva. Assim, é outro aspecto essencial do plano para prevenir acidentes. 

A prevenção de acidentes em frotas é uma das principais preocupações do gestor, pois pode poupar muitos problemas e custos para a empresa. Por isso, investir em tecnologia, como a plataforma YDI, é essencial. Na solução da Younder, você vai contar com recursos especiais, como inteligência artificial, monitoramento comportamental e acesso a perfis de risco para prevenir e corrigir comportamentos dos profissionais.  

Quer saber como o YDI pode melhorar a prevenção de riscos na sua empresa? Conheça melhor a Younder Direção Inteligente!