Treinamento e Desenvolvimento

Microlearning: saiba o que é, como usar e quais as vantagens para a empresa

Escrito por: Equipe Younder

O microlearning é uma forma de promover a educação corporativa de maneira mais objetiva, dinâmica e rápida, pois aborda conteúdos curtos sem perder a qualidade do aprendizado.

Quer fazer um treinamento otimizado para seus colaboradores? Então conheça o microlearning.

Essa, assim como novas metodologias de aprendizagem, aparecem para superar obstáculos que antes dificultavam os treinamentos, como distrações, falta de tempo, dificuldade de digerir o tema ou a falta de dinamismo nos métodos tradicionais de ensino.

O microlearning é uma dessas ferramentas que ajuda a intensificar o foco no treinamento ou atividade diante de possíveis distrações. É considerada um caminho para capacitar os colaboradores de forma mais otimizada.

Conheça mais o que é o microlearning, quais os seus benefícios e como utilizar essa ferramenta para melhorar os resultados da empresa. Boa leitura!

O que é o microlearning?  

Em tradução livre do inglês, microlearning quer dizer microaprendizado, e funciona por meio do ensino em pequenos segmentos, ou seja, de curta duração, a fim de facilitar a assimilação do assunto abordado.

É uma forma de promover a educação corporativa de maneira mais objetiva, dinâmica e rápida, pois aborda conteúdos curtos sem perder a qualidade do aprendizado. 

A metodologia pode ser utilizada para o treinamento e o desenvolvimento de pessoas de forma presencial, híbrida ou a distância.

Conheça as vantagens do ensino híbrido, também conhecido como blended learning. Saiba mais sobre o conceito aqui

Qual é o impacto do microlearning

O microlearning é uma forte tendência atualmente, com o mercado acelerado e a possibilidade de acessar informações a todo momento e de qualquer lugar.

As novas gerações estão consumindo materiais mais dinâmicos, interativos e rápidos, e esses jovens já estão no mercado de trabalho. 

Ao entregar um conteúdo complexo dividido em pequenas doses de conhecimento, o time consegue absorver o que é importante de forma mais leve e fluida, sem distrações.

Quais as vantagens desse método? 

As técnicas corporativas de desenvolvimento trazem muitas vantagens na hora de facilitar o acesso aos treinamentos. É fundamental que os colaboradores aprendam novos temas, e é justamente este o objetivo do microlearning: acompanhar o gestor e o time durante o desenvolvimento tanto das soft skills training como das hard skills.  

Esse aprendizado curto e objetivo também facilita o lifelong learning, ou seja, o aprendizado contínuo e que permanece ao longo da jornada corporativa. Quer saber mais sobre o termo? Confira aqui

Agora vamos falar a respeito dos benefícios específicos da metodologia. Confira: 

Economizar recursos 

Por visar conteúdos curtos, o microlearning requer menos recursos financeiros e materiais do que se fossem preparadas aulas mais longas. A própria produção não custa muito, pois o profissional pode usar apenas o computador para a construção da aula. 

Aumentar a produtividade da equipe 

Um treinamento pelo método microlearning é ágil e pode ser consumido em menos tempo, o que faz com que os times não percam horas valiosas de produtividade e, mesmo assim, consigam manter os bons resultados. 

Personalizar o treinamento 

O microlearning é totalmente orientado para o desenvolvimento do aluno pela gestão de pessoas. A partir desse método, o conteúdo pode ser personalizado e criado de forma dinâmica, aumentando o engajamento do colaborador.

É possível personalizar os treinamentos a partir da ferramenta trilha de aprendizagem! Leia mais.

Facilitar a produção e compartilhamento

Os materiais curtos e objetivos são compartilhados muito mais facilmente, e podem alcançar milhares de pessoas. Vídeos curtos podem circular por diversas redes sociais e serão vistos em segundos, com pequenos conteúdos que podem ser acessados a qualquer momento. 

Flexibilizar o acesso

O microlearning é um método em que o conteúdo pode ser produzido em vários formatos, acessado a qualquer momento e em qualquer lugar, ou seja, é uma metodologia bastante flexível.

O usuário pode estudar no melhor período para a sua rotina, além de acessá-lo rapidamente para tirar alguma dúvida.

Você conhece bons sistemas para gerir o aprendizado dos colaboradores e flexibilizar ainda mais o acesso ao conteúdo? O LMS pode te ajudar nessa tarefa! Saiba mais sobre a plataforma aqui.

Quando é possível usar o microlearning

Confira, a seguir, algumas ocasiões em que o microlearning pode ser explorado dentro dos treinamentos no ambiente de trabalho:

Treinamento objetivos

Como já citamos, a forma de abordagem do microlearning é objetiva e prática. O método consiste em separar assuntos mais complexos em pequenos blocos para que consigam ser assimilados de forma mais fácil e ágil pelo aluno. 

Esse método é indicado para treinamentos mais objetivos, em que o processo de aprendizagem se torna mais interativo, direcionado e específico sem que o professor precise passar horas aprofundando um assunto e acabe se tornando prolixo.

Reforço em certos temas

O microlearning fragmenta o tema para auxiliar na absorção do conteúdo, o que é ideal para empresas, pois existem assuntos que devem ser abordados mas acabam sendo mais complexos. 

Novas técnicas, orientações, regras e/ou tecnologias podem ser transmitidas facilmente em cinco minutos, como é o caso das medidas advindas da pandemia, por exemplo. 

Os assuntos podem ser abordados pontualmente ou módulos em série podem ser construídos.

O que importa é que tudo seja transmitido de forma curta, mesmo que seguida. Não é necessário retirar conteúdos importantes, mas disponibilizá-los de forma prática, com autonomia e flexibilidade para os alunos.

Fixação de treinamentos tradicionais

Se a empresa opta por manter treinamentos tradicionais, é possível utilizar o microlearning para fixar melhor os temas e o aprendizado. 

Isso porque, dependendo do assunto abordado, o treinamento pode se tornar enfadonho e fazer com que os colaboradores percam o interesse e o engajamento. 

Por sua variedade de formatos, a estratégia pode ser implementada de forma que estimule o engajamento do colaborador. 

Uma vez aprendendo por meio de pequenos fragmentos de rápida e fácil absorção, em vez de um treinamento tradicional demorado, o colaborador pode se sentir mais estimulado e engajado. 

Gostou das dicas? O microlearning com certeza vai te ajudar a implementar treinamentos eficientes!

O time da Younder está aqui para otimizar ainda mais o planejamento estratégico dos seus treinamentos e no retorno de seus resultados. 

Somos especialistas em métodos de ensino dinâmicos, como a trilha de aprendizagem e a gamificação, sejam teóricos ou práticos, presenciais ou a distância. Fale conosco!