imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Maio Amarelo 2023: tudo o que você precisa saber sobre este movimento!

Segundo o Ministério da Saúde, 31.468 mortes foram registradas no trânsito, sendo a maioria de motociclistas. No ano anterior, os óbitos alcançaram a marca de 32.716. A redução de fatalidades neste ambiente é justamente o que o Movimento Maio Amarelo busca há dez anos. 

Apesar da melhora, ainda há um longo caminho para evitar mais óbitos causados por irresponsabilidade ao volante. Por isso, o Poder Público incentiva a conscientização da população sobre a segurança no trânsito e a importância da responsabilidade ao dirigir. 

Para diminuir ainda mais essas estatísticas, a campanha Maio Amarelo ocorre anualmente e, neste ano, as ações seguem acontecendo em todo o país. Quer saber mais? Continue lendo este texto!

O que é Maio Amarelo? 

Neste ano, o tema da campanha Maio Amarelo é “No trânsito, escolha a vida”, definido no final de 2022 na resolução 980/2022. O objetivo principal do movimento é conscientizar os motoristas sobre as práticas necessárias para tornar o trânsito mais seguro e prevenir sinistros de trânsito e mortes.

Algumas práticas, como uso de cinto de segurança e atravessar sempre na faixa de pedestres, devem ser hábitos no ambiente de trânsito para evitar que sinistros de trânsito ocorram. 

Por que a campanha acontece em maio?

A escolha do mês e da cor amarela tem um propósito. Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) deu início à Década de Ação para Segurança no Trânsito. Por isso, este mês foi escolhido para marcar a campanha. Já o amarelo representa “atenção” no trânsito e essa é a essência do movimento Maio Amarelo.

Dados sobre o trânsito no Brasil

Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, a cada 12 minutos  uma pessoa morre no trânsito no Brasil. 

Um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que 90% dos acidentes ocorrem por imprudência, imperícia e negligência, gerando um custo anual de cerca de R$  60 bilhões para o governo brasileiro (IPEA). 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que a condução distraída foi a principal causa de colisões no país entre 2020 e 2021, gerando cerca de 22 mil acidentes. 

O que esperar do Movimento Maio Amarelo 2023?

A campanha Maio Amarelo 2023 já começou com ações em todo o Brasil! O intuito é compartilhar conteúdos educativos com a população, promovendo debates e blitzes nas vias do território nacional. 

Acredita-se que a conscientização seja a melhor maneira de reduzir o número de sinistros no trânsito e, consequentemente, as mortes geradas por acidentes. O apoio de empresas, condutores e pedestres é essencial para obter melhores resultados a cada ano. 

Como ser mais responsável no trânsito? Confira 5 dicas! 

Não somente no mês de maio, a responsabilidade ao dirigir deve ser a prioridade diária de todos os condutores. Então, confira 5 dicas para melhorar a segurança no trânsito

  • Dirija apenas em boas condições

Se estiver cansado, não dirija. É comum ignorar os sinais de indisposição que o corpo emite e continuar realizando tarefas como conduzir um carro ou caminhão. No entanto, nessas situações, é fundamental tirar um tempo para recuperar-se, evitando dormir ou passar mal ao volante.

  • Use a seta corretamente 

As sinalizações que o seu carro possui são ferramentas preciosas para manter a segurança no trânsito. Sempre sinalize para avisar os motoristas à sua volta sobre a sua próxima ação. Além disso, atente-se aos sinais dos outros condutores também. 

  • Atualize-se sobre as normas de trânsito

Para prevenir sinistros de trânsito, é essencial manter-se atento às mudanças nas leis de trânsito e atualizar-se sobre as boas práticas na hora de dirigir. Para isso, você pode tirar um tempo para revisar as principais formas de prevenir sinistros de trânsito e manter um bom comportamento nas pistas. 

O curso zero sinistros tem o objetivo de relembrar os condutores da importância de dirigir com responsabilidade, reforçando as regras e boas práticas no trânsito. 

  • Use a pista correta

Caminhões devem sempre manter-se na pista da direita, evitando congestionamento e sinistros de trânsito, assim como a pista da esquerda deve ser usada para ultrapassagem. Muitas vezes, veículos mais pesados acabam mantendo-se nas pistas mais à esquerda, gerando forte congestionamento e maiores chances de sinistros de trânsito como “engavetamentos”. 

  • Respeite a velocidade da via

Um extenso estudo é realizado para definir a velocidade máxima de uma pista. Por isso, é essencial respeitá-la, especialmente quando há neblina ou chuva, em que é necessário reduzir ainda mais a velocidade. Esses cuidados evitam sinistros de trânsito e permitem que o condutor tenha mais tempo e espaço para reagir caso um veículo freie.   

O que achou do Movimento Maio Amarelo e suas ações? Ao seguir nossas dicas e respeitar as leis de trânsito você estará preservando a sua vida e a dos demais condutores. O bem-estar dos condutores e pedestres depende das suas decisões ao volante! 

Posts Relacionados