Treinamento e Desenvolvimento

Jogos cooperativos: entenda quais as vantagens de usar para melhorar o engajamento

Escrito por: Equipe Younder

Os jogos cooperativos têm como objetivo principal fazer com que os jogadores trabalhem em conjunto, cooperando para atingir um objetivo e administrar um desafio dentro do jogo.

O que você faz para engajar a sua equipe? Existem algumas ferramentas de aprendizagem que podem te ajudar nisso, como é o caso dos jogos cooperativos.

Isso porque os jogos são úteis para promover um processo de aprendizagem mais leve, descontraído, integrando e engajando os colaboradores durante sua dinâmica. 

Esse conceito pode trazer benefícios para sua empresa como a melhoria do clima organizacional, retenção de talentos e até mesmo influenciar na produtividade dos funcionários.

Por isso, esse é o tema do nosso artigo de hoje: o que são jogos cooperativos, quais são os seus benefícios e como oferecer essa dinâmica na empresa.

Boa leitura!

Afinal, o que são os jogos cooperativos? 

Jogos cooperativos têm como objetivo principal fazer com que os jogadores trabalhem em conjunto, cooperando para atingir um objetivo e administrar um desafio dentro do jogo. 

Esses jogos são usados há anos na educação de crianças, pois fazem com que os alunos aprendam com leveza. No meio da dinâmica, eles desenvolvem o respeito, a motivação da busca pelo conhecimento e outras características importantes para a vida de forma lúdica e prática.

A verdade é que os jogos cooperativos existem desde o início da humanidade, e são muito comuns na infância. A ideia de utilizar esse conceito no mundo corporativo vem crescendo cada vez mais dentro das empresas.

Esse conceito é baseado no mundo dos jogos digitais, que transformou a forma como as pessoas interagem com a realidade. Assim, surgiu a estratégia da gamificação, que se trata de trazer características dos jogos para o dia a dia das pessoas. 

Você conhece a gamificação? É uma grande ferramenta para a educação corporativa! Confira aqui as nossas dicas e aplique a estratégia com a equipe.

Banner para gaming Younder

Durante um treinamento, o uso dos jogos cooperativos tem o intuito de estimular o desenvolvimento de habilidades através de cenários de desafio e colaboração, incentivando uma competitividade saudável.

Quais são os objetivos desses modelos?

Quem não quer engajar os treinamentos periódicos da corporação em tarefas motivadoras, saudáveis e até divertidas?

Manter o propósito do time e aumentar sua performance são prioridades para as empresas. Por isso, os jogos podem auxiliar de forma imersiva e com bastante significado (quando bem implementados).   

Qual é a importância de investir em jogos cooperativos?

Você sabia que, de acordo com pesquisa da Bain & Company, um colaborador engajado é 44% mais produtivo? O engajamento é um dos grandes motivos pelos quais toda empresa deve aplicar dinâmicas cooperativas.

Os jogos cooperativos estimulam o potencial de cada indivíduo do grupo enquanto também incentivam a colaboração e a integração. Além disso, os jogos driblam a monotonia das rotinas de trabalho em momentos importantes como treinamentos.

Esse conceito desenvolve diferentes habilidades profissionais e pessoais no time de forma lúdica, e isso acontece porque as atividades, quando bem elaboradas, facilitam a absorção de conteúdo a partir da vivência, o que é de grande ajuda para o RH.

Quais os benefícios dos jogos cooperativos para a empresa?

Na prática, as vantagens que os jogos cooperativos têm para os treinamentos e para a rotina são visíveis quando essas dinâmicas são bem implementadas. Confira a seguir:

Estimular o cumprimento de metas

Para incentivar o cumprimento de metas, é preciso colocar objetivos com prazos como um dos grandes desafios dos jogos, pois a estimulamos a compreensão do conhecimento através da prática

Assim, você construirá uma cultura organizacional onde chegar até a meta no devido prazo é comum. A equipe ficará mais comprometida com prazos em geral, tornando as entregas mais efetivas e pontuais.

Incentivam a interação em grupo

Os jogos cooperativos podem ser ferramenta de estímulo do trabalho em equipe, já que são constituídos por dinâmicas colaborativas. É natural que, através das atividades, o time possa se conhecer melhor e trabalhar em maior harmonia.

Por isso, esses jogos são ótimos para integrar novos colaboradores na empresa. Não é preciso preparar um jogo apenas para introduzir o novo colaborador, pois a pura existência da dinâmica já é uma forma leve e descontraída de fazer com que todos interajam.

Só com o trabalho em equipe é possível alimentar a produtividade na empresa. Por isso, nós recomendamos que você leia o nosso artigo com 5 dicas para estimular essa cultura na equipe. Confira aqui!

Estimular a união e confiança entre as pessoas 

Os jogos cooperativos são dinâmicas que estimulam a confiança entre os membros da equipe, alimentando a segurança individual e coletiva na hora de superar o desafio. 

Esses jogos precisam ter colaboração, com cada um se ajudando na hora de superar as etapas, alimentando um apoio e confiança que vão refletir na rotina do dia a dia. É a forma de fazer com que cada um entenda seu papel e possa enxergar o outro com mais clareza.

A ferramenta propõe que as decisões sejam tomadas em grupo, de forma que nenhum participante seja exposto ou pressionado pelos restantes. É natural que, no ambiente lúdico, eles possam se sentir mais seguros para dar ideias e demonstrar habilidades, o que é ideal para o desenvolvimento da equipe.

Modelo de Briefing para Treinamento

Incentivar o sentimento de liderança

Os jogos cooperativos são parte de um conceito que pode ser usado para desenvolver competências, dentre elas a liderança. É um espaço aberto onde o gestor pode identificar traços comportamentais dos colaboradores e estimulá-los. 

Os ambientes dos jogos simulam desafios e problemas que preparam a equipe, estimulam a competição, o que é muito útil durante treinamentos. Assim, nas situações reais, o gestor saberá quem tem mais aptidão para a liderança, ou quais colaboradores possuem outras qualidades também valiosas.

Reforçar relacionamentos

Apesar de funcionais e muito úteis para o mundo corporativo, os jogos cooperativos também são leves e devem ser descontraídos, o que resulta em relacionamentos mais fortes na equipe.

Os colaboradores reconhecerão os traços comportamentais uns dos outros, criarão memórias boas, compartilharão momentos que despertam bons sentimentos e, dessa forma, terão um cenário onde alcançam resultados juntos com mais facilidade.

Fortalecer a comunicação 

Com todo o conhecimento mútuo, o reforço de laços e o autoconhecimento, a equipe terá menos dificuldades na hora da comunicação. É muito mais fácil ser bem entendido por quem já sabe o seu contexto e as suas aptidões. 

Para aproveitar as vantagens dos jogos cooperativos, é importante entender quando e como aplicar esse tipo de dinâmica. Há muitos espaços onde é possível implementar o método:

  • É claro, durante o treinamento presencial, ou mesmo virtual e híbrido;
  • Nas ações pontuais para desenvolvimento no dia a dia;
  • Para abertura ou fechamento de projetos;
  • Em eventos corporativos e confraternizações;
  • Em Workshops;
  • Nas reuniões e momentos de alinhamento em geral.

É importante lembrar que não é preciso sempre construir uma grande estratégia para as dinâmicas de jogo. Mesmo nos treinamentos, podem ser usados jogos simples, como gincanas, de forma que capacitem com descontração.

Quer melhorar o formato dos treinamentos para capacitar os colaboradores de forma eficiente? Nós temos a solução para você! A Younder é formada por profissionais especializados em treinamentos teóricos e práticos, online ou presenciais. Fale conosco!