Isso acontece porque é essa norma que determina práticas para alcançar a eficiência energética, ideal para auxiliar gestores, empreendedores, o meio ambiente e, claro, otimizar a precificação para os clientes.
Então, se você quer entender em detalhes o que é a ISO 50001, quais são suas exigências e como implementá-la, continue lendo e tire suas dúvidas!
Entenda o que é a ISO 50001
Esse termo causa muitas dúvidas nos mais diversos profissionais do mercado. Afinal, o que é a ISO 50001?
A ISO 50001 foi estruturada pelo Projeto Comitê ISO/PC 242, Gestão de Energia. É uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e foi publicada em 15 de junho de 2011.
A norma estabelece práticas para a implementação de um Sistema de Gestão de Energia nas empresas e determina como aplicá-las para tornar eficiente e otimizar toda a estrutura energética do empreendimento.
Na prática, a ISO 50001 é de fato uma solução. Ela exige mudanças institucionais grandes, mas age como defesa contra os preços cada vez maiores de energia no mercado instável e estimula o apoio ao que é ecologicamente correto.
A norma tem reconhecimento internacional, e seu principal objetivo é com o meio ambiente. Ela estimula a diminuição da emissão de gases que afetam a natureza e levam ao efeito estufa. Portanto, a boa prática da ISO 50001 é respeitada em todo o mundo.
Como funciona a ISO 50001
A política energética da ISO 50001 consiste em uma boa gestão de melhoria contínua e uma estratégia de comportamentos que tornam mais eficiente o gerenciamento de energia e consumo por empresas.
Ela também determina o estabelecimento de metas e objetivos para cumprir os requisitos legais e as diretrizes da norma.
Esse modelo de melhoria contínua também é seguido por outras normas, como a ISO 9001 (modelo de gestão de qualidade) e a ISO 14001 (diretrizes de bom comportamento ambiental). O seu método de implementação baseia-se no ciclo PDCA, que significa, por etapa: Planejar, Fazer, Verificar e Agir (e vem do inglês: Plan, Do, Check e Act).
Afinal, quais as exigências estabelecidas pela certificação?
Para implementar a norma ISO 50001, é importante avaliar as suas diretrizes e fazer um alinhamento com os próprios objetivos, orçamentos e estruturação da empresa. A política de gestão energética da ISO precisa ser clara, padronizada para diferentes países, e facilmente compreendida nos mais diversos lugares.
Por isso, a ISO 50001 apresenta um “Quadro de exigências”, que conta com as normas a serem cumpridas pelas empresas que querem obter a certificação, que são:
- Estruturar uma política para o uso mais eficiente da energia;
- Fixar metas e objetivos para atender a essa política;
- Levantar dados para compreender o ponto de situação e tomar decisões sobre o uso de energia. Nesse caso, vale utilizar de novas tecnologias;
- Monitorar os resultados;
- Rever como a política funciona e atender aos requisitos legais;
- Melhorar continuamente a gestão e o desempenho energético.
Novamente, o “Quadro de exigências” presente na ISO 50001 está presente também na ISO 9001 e na ISO 14001.
Quais são os benefícios de seguir os critérios da ISO 50001
De acordo com a Global Consumer Insights Pulse Survey, pesquisa da PwC que investiga os hábitos de consumo, em território nacional, 49% dos consumidores declararam-se preocupados com a questão ambiental antes de comprar um produto ou serviço.
Por isso, obter a certificação ISO 50001 é um grande diferencial competitivo para as empresas. Ao aplicar suas normas, isso demonstra o compromisso da sua empresa com o meio ambiente, algo cada vez mais valorizado pelos consumidores.
A partir das suas diretrizes permanentes, a sua política energética traz também outros benefícios como a redução dos gases poluentes e a redução de custos operacionais. Mas há também as vantagens de médio e longo prazo:
- As normas incentivam a criação de bons hábitos dentro da equipe com uma ótima visão sobre o consumo de energia;
- Permitem a projeção do consumo de energia e o melhor aproveitamento energético;
- Trazem para a empresa uma verdadeira transformação tecnológica;
- Geram relatórios que permitem a sistematização de dados sobre a performance dos equipamentos da empresa e, por consequência, do seu consumo de energia;
- Trazem maior credibilidade para a marca e mais facilidade para encontrar parceiros e investidores;
- Evitam multas por descumprimento dos requisitos legais;
- São de fácil integração, monitoramento, implementação e de grande transparência;
Você conhece outras certificações que trazem grandes benefícios? Depois da ISO 50001, apresentamos a ESG! Confira aqui.
Como é feita a certificação?
Qualquer empresa pode se certificar na ISO 50001, independente do porte, do nicho e dos produtos que oferece.
A certificação é altamente recomendável,e as vantagens são várias. Ao contrário do que se pensa, não é uma tarefa extremamente complexa, mas recomendamos sempre o apoio de profissionais especializados.
Existem muitas tecnologias que vão te auxiliar na implementação de um bom Sistema de Gestão de Energia Elétrica.Além disso, a própria instalação das tecnologias já contribui para uma mudança empresarial, como:
- Softwares de monitoramento do consumo de energia, com registro de dados, controladores e avaliação da qualidade da energia;
- Utilizar automação para alerta em caso de uma situação que precise ser controlada. Um mapa de risco também pode te ajudar nessa etapa;
- Novos equipamentos que tenham um consumo mais eficiente;
- Gerenciamento das faturas de energia;
- Busca de fornecedores que também estejam adequados ao que pede a ISO 50001;
As normas precisam ser devidamente implementadas, seguindo o quadro de exigências. Lembre-se que a ISO 5000 é uma certificação importante para a reputação da empresa, assim como para o controle dos gastos e até mesmo do preço final que você apresenta ao seu consumidor!
Então, conte com a ajuda especializada na hora de cumprir as exigências. E, claro, pode tirar qualquer dúvida com a Younder! Clique no botão abaixo e solicite contato com a nossa equipe de especialistas.