imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Analista de frota: saiba quais as características de um bom profissional

Você está precisando de mais uma mão para ajudar em algumas tarefas pendentes, mas não sabe ao certo o que um analista de frota faz? 

Toda operação com a frota precisa de um bom gerenciamento para garantir os resultados, mas esse trabalho não deve ser apenas do gestor ou do dono. O trabalho de cuidar de tantas atividades pode resultar em uma sobrecarga do colaborador, assim como em falhas operacionais.

Os prejuízos podem ser significativos se a empresa não contratar um analista de frotas, que é especialmente capacitado para cuidar de toda a logística e evitar erros. Para saber mais sobre esse profissional, continue a leitura!

Afinal, o que é um analista de frota? 

O analista de frotas, como o próprio nome já indica, analisa dados para otimizar as operações. Esse profissional é um mediador entre os gestores e os colaboradores, e é exigido que ele tenha todo o conhecimento técnico sobre essas operações

O analista controla manutenções, fiscaliza processos, elabora treinamentos, verifica gastos, planejamentos, estratégias, evita falhas, produz relatórios e tudo o que deve fazer como braço direito do gestor. 

O ideal é que esse profissional tenha alguma formação em logística, seja em administração ou áreas que deem o conhecimento suficiente para esse tipo de atuação.

Você sabia que existe a possibilidade de manter o planejamento em dia enquanto ganha eficiência e diminui custos desnecessários para as operações? Conheça já o planejador de rotas.

Qual a importância desse profissional para a frota? 

É nítida a ligação entre o analista de operações e o gestor, já que uma das maiores atividades do analista é a sua assistência na frota de veículos. Ele é o profissional que constrói a base operacional que a gestão precisa para tomar decisões.

O analista é um assistente de frotas. Ele cuida de tarefas essenciais para que toda a logística aconteça. Como esse profissional está consciente de todas as operações, desde as manutenções e os treinamentos até os gastos, acaba sendo um norte para a gestão.

O papel do analista de frota é muito importante para o pleno funcionamento da empresa, mas pode restar uma dúvida: esse trabalho é tão diferente do trabalho de um gestor?

Há diferença entre o analista de frota e o gestor de frota?

É importante lembrar que o analista não pode tomar as decisões da liderança. Na realidade, o gestor depende do trabalho do analista, assim como depende dos coordenadores, do RH, dos supervisores e mais.

Todos esses cargos trabalham em colaboração, mas o gestor é a liderança. É ele quem responde pelas decisões que o gerenciamento requer, tomando as decisões necessárias. O analista acompanha a implantação dessas ações, além de recuperar e analisar dados para entender se estão sendo efetivas ou não.

Quer entender mais como funciona um bom gerenciamento de frotas? Confira as nossas dicas e otimize os seus resultados aqui.

Quais as principais funções do analista de frota? 

 Já citamos algumas das funções do analista. Então já deu para perceber que são muitas, certo? Confira:

  • Controle das manutenções;
  • Elaboração e análise de documentos e gastos;
  • Elaboração de planejamentos e estratégias;
  • Produção de relatórios;
  • Participação na elaboração de treinamentos;
  • Otimização dos processos;
  • Fiscalização;
  • Suporte.

Como o analista participa de todas essas operações, os seus relatórios explicam o nível de desempenho dos veículos e dos colaboradores, já que os treinamentos também passarão pelo olhar do profissional.

O que atentar na hora de contratar um profissional para a vaga?

Agora vamos te ajudar a contratar o profissional ideal para ser o assistente de frota da sua empresa. Confira as dicas:

Skills de análise de dados 

No mercado moderno só há otimização de performance com uma boa análise de dados. As informações assertivas levam à tomada de decisões e à criação de soluções mais eficientes, com boa base para funcionar.

Liderar frotas sem analisar dados é um grande erro, e é por isso que o seu analista de frota deve dominar essa competência. Ele deve manter um controle eficiente dos dados para que sejam repassados para a gestão e a empresa não fique perdida na hora de criar novas estratégias.

Para essa tarefa, é possível usar softwares para automatizar processos e evitar falhas, como telemetria (rastreadores), sistemas ERPs (que integram dados), Rabbot ou MyFleet (softwares de gestão) e outros.

Nós queremos te dar dicas de como manter um bom controle de frotas e, claro, o monitoramento de dados está na lista. Leia mais.

Boa liderança 

O assistente de frota lida diretamente com a equipe e todas as operações, então também é necessário que tenha boa capacidade de liderança. Apesar de não estar à frente do gestor, ainda assim esse profissional toma diversas decisões ao longo do trabalho, e um erro pode causar grandes consequências.

É importante que o analista de frota tenha qualidades de líder, comunique-se bem com a equipe (de forma clara e objetiva), facilite o engajamento e a motivação do time e seja ágil no processo decisório.

Resiliência emocional 

Todo líder precisa de inteligência emocional. Apesar de não ser comum falar sobre essa skill, ela tem crescido cada vez mais no consciente das empresas, pois não existe bom profissional sem resiliência emocional.

O assistente precisa saber analisar e solucionar situações enquanto mantém a sensibilidade para todas as variáveis envolvidas. Por vezes, apesar de não ser do RH, pode ter que lidar com conflitos, trabalhar sob pressão, tratar diretamente com a equipe e outras situações que exigem essa habilidade.

Solucionamos as suas dúvidas sobre o analista de frotas? Caso você queira entender melhor como realizar um processo seletivo eficiente para esse cargo, nós estamos aqui para te ajudar! É só clicar no botão abaixo e solicitar o contato com os nossos especialistas.

Fale com um especialista

Posts Relacionados