Controlada pela Cosan, a Comgás é uma empresa de capital privado que possui a concessão para distribuição de gás natural no Estado de São Paulo.

A Comgás é uma empresa que trabalha com foco em segurança, inovação e sustentabilidade e está presente em mais de 90 municípios, distribuindo gás natural (GN) e gás natural veicular (GNV), atendendo 2 milhões de clientes.

  • www.comgas.com.br
  • Brasil
  • Companhia de Gás

O QUE NOSSO CLIENTE DISSE

Maria Viviane da Comgás

“Como profissional de educação, implementar uma experiência inovadora no processo de aprendizagem e conseguir mensurar a mudança de comportamento após capacitação na prática, sem dúvida é o ápice para nós, profissionais da área. Quero agradecer a parceria da Younder, seja no processo de contratação até entrega do projeto, foram tempo investido, correções de rotas e provocações para melhor entrega, sempre colocando o aluno no centro.” Maria Viviane, Analista de Treinamento e Desenvolvimento na Comgás

O DESAFIO

A Comgás realiza um controle interno sobre os incidentes ocorridos na empresa de forma anual e, a partir disso, mitiga as possibilidades de acidentes. No segundo semestre de 2019, a empresa identificou a necessidade de reduzir eventos de telemetria por conta de aceleração, frenagem e excesso de velocidade nos carros de frota da empresa. 

Assim, nasceu a parceria entre Comgás Younder para conscientizar e mudar a atuação do colaborador no trânsito. Capacitamos aproximadamente 150 motoristas, para que cada um deles atinja sempre o cenário mais seguro. 

NOSSA SOLUÇÃO

Estratégia educacional

A missão era conscientizar o público alvo sobre a importância do seu papel na construção de uma cultura segura, diminuindo os ofensores de condução nos três principais indicadores citados: aceleração brusca, excesso de velocidade e frenagem.

Definimos como a melhor estratégia educacional para este projeto a utilização de metodologias ativas, que visam colocar o aluno no centro das decisões da aprendizagem, de forma mais prática e estimulando a autonomia e protagonismo contínuo na busca do aperfeiçoamento do conhecimento adquirido.

Para sustentar esse planejamento, desenhamos uma solução híbrida, onde parte da instrução seria realizada on-line na plataforma Younder e reforçada em sala de treinamento com instrutores especializados e com uso do simulador de direção veicular.

Jornada do aluno

Começamos com um diagnóstico para entender com profundidade o desafio e o público-alvo. Em seguida, disponibilizamos dois cursos on-line para que fossem realizados antes do treinamento presencial com os instrutores especialistas, assim tivemos a oportunidade de trabalhar dúvidas e assuntos mais complexos e práticos em sala. Nota-se que, durante o processo, o aluno foi constantemente avaliado e habilitado para que sentisse a evolução das suas competências conforme transitava entre as etapas.

RESULTADOS

O treinamento foi aplicado para 150 motoristas divididos em 15 turmas. As aulas tiveram duração de 6 horas cada e mais 75 horas de simulação. Os resultados obtidos mostraram reduções significativas no perfil de risco do motorista Comgás.

Desenvolvemos o perfil de Tomador de Risco, apresentando a relação de motoristas com perfil baixo, médio ou alto de se expor a riscos no trânsito e em seu dia a dia de deslocamento, seja no trabalho ou em suas horas de lazer. Indicando os pontos de maior atenção por motorista, facilitamos o feedback do gestor e tivemos maior assertividade nas tomadas de decisões.

QUER INOVAR TAMBÉM NO TREINAMENTO DA SUA FROTA?

Fale com um dos nossos especialistas e nos conte quais os seus desafios.