A Coca-Cola FEMSA atua em partes da região centro-oeste, sudeste e sul com o engarrafamento e distribuição de bebidas. A empresa possui, aproximadamente 4.000 motoristas profissionais distribuídos entre transporte primário e secundário, em frota terceirizada ou própria, que realizam o transporte das bebidas entre os 43 Centros de Distribuição, as 10 instalações de engarrafamento e os diversos pontos de venda.

  • www.coca-colafemsa.com
  • Brasil
  • Alimentos e Bebidas

O QUE NOSSO CLIENTE DISSE

Paulo Leone, Gerente de Segurança do Trabalho Corporativo na Coca-Cola FEMSA

“Com a vinda do DNA da Coca-Cola FEMSA, que foca priorizar as pessoas, a gente pensou em ter um programa bem robusto, que visa as pessoas, os veículos e a maneira como a gente fazia a gestão de todo esse processo da frota. E pensando nas pessoas como pilar, a gente entendeu que os nossos motoristas não eram os mais preparados do mercado, que nós precisávamos atuar na preparação deles. A Younder vem de encontro com essa formação dos nossos motoristas. O processo de treinamento com os simuladores e a metodologia da Younder favorece que a gente tenha motoristas mais atentos ao trânsito, mais seguros e que consigam fazer mais avaliações de risco para reduzir os nossos índices de acidentes” Paulo Leone, Gerente de Segurança do Trabalho Corporativo na Coca-Cola FEMSA

O DESAFIO

Desenvolver uma solução que contribuísse para a redução de acidentes, resgatando os valores Coca-Cola FEMSA, e levantando os principais pontos a serem trabalhados com os motoristas das transportadoras parceiras da Coca-Cola FEMSA. O treinamento, com a linguagem e dores do público-alvo, deveria acontecer em 05 cidades diferentes, ao mesmo tempo.

NOSSA SOLUÇÃO

Treinamento com uso de simulador para veículos pesados, com uma jornada que alternava entre teoria e prática simulada, para todos os motoristas, em cada turma de treinamento.

O conteúdo foi desenvolvido para os motoristas profissionais da Coca-Cola FEMSA de forma personalizada, com dinâmicas em grupo, e com aulas no simulador de direção. A aplicação do conteúdo teórico e o acompanhamento das práticas no simulador foram realizadas por instrutores Younder, que ficaram alocados em cada uma das cidades onde o treinamento foi realizado.

RESULTADOS

Ao todo, foram treinados 750 motoristas em 05 cidades diferentes, e utilizados 04 simuladores de direção de veículos pesados.

Foram coletadas as informações das sessões de simulação de cada motorista, obtivemos, assim, uma média de erros e infrações mais cometidos e a rentabilidade dos motoristas.

Através da avaliação realizada pelo instrutor prático da simulação, os motoristas foram avaliados também quanto a conduta e postura diante de situações de risco, refletindo o dia a dia da operação da Coca-Cola FEMSA, assim como os pontos a serem melhorados.

QUER INOVAR TAMBÉM NO TREINAMENTO DA SUA FROTA?

Fale com um dos nossos especialistas e nos conte quais os seus desafios.