Gestão de Frotas

Terceirização da frota: entenda as vantagens e desvantagens

Escrito por: Equipe Younder

Normalmente, a terceirização é um pacote completo que envolve mais do que apenas disponibilizar transportes, pois há serviços de manutenção, suporte, rastreamento e outros. Costuma ser um bom negócio para empresas que antes arcavam com todos esses custos.

Você tem dúvidas sobre a terceirização da frota e quer entender melhor quais são as vantagens antes de investir nessa modalidade?

A terceirização da frota costuma ser uma opção para organizar o negócio quando se trata de empresas de transporte e logística que necessitam de certa quantidade de veículos para trabalhar.

Alguns entendem que é mais fácil garantir a operação da frota quando terceirizado, e outros dizem que não existe grande autonomia em melhorias quando há esse tipo de contratação.

Mas para entender melhor como funciona a terceirização da frota, suas vantagens e desvantagens, colocamos aqui todos os pontos importantes que você deve saber antes de contratar. É só seguir a leitura para entender.

Entenda o que é a terceirização da frota 

Primeiramente, é necessário lembrar que terceirização de frota não significa locar carros. Tratam-se de duas modalidades diferentes. A terceirização é para pessoas jurídicas que precisam de veículos para grandes períodos, podendo ser também para transportar cargas.

Normalmente, a terceirização é um pacote completo que envolve mais do que apenas disponibilizar transportes, pois há serviços de manutenção, suporte, rastreamento e outros. Costuma ser um bom negócio para empresas que antes arcavam com todos esses custos.

Conheça as vantagens de terceirizar o serviço

Agora, vamos ao que te trouxe aqui: conheça as principais vantagens da terceirização de frotas de veículos. 

Redução de custos 

A modalidade de terceirização de transportes pode reduzir os custos da frota. Além de ter a garantia do funcionamento da frota, a empresa também ganha mais controle sobre os seus próprios gastos, evitando surpresas e inexatidões nos custos – fruto de manutenções não realizadas.

Demanda personalizada

A terceirizada tem o poder e a liberdade de avaliar a sua própria demanda e escolher qual o melhor veículo para rodar, ou seja, se no fim de um ano a demanda mudar, é possível escolher mais ou menos veículos.

A personalização vai além: a locadora fica responsável por customizar a frota com a identidade de quem contrata. Você já ouviu falar em plotagem de veículos? Confira mais sobre o tema e customize a sua frota!

Veículos novos 

Para as empresas com frota própria, é difícil fazer a substituição dos veículos. Muitas vezes, essas companhias ficam muito mais tempo do que deveriam com os automóveis, o que significa mais gasto com manutenção e menos eficiência, além das dores de cabeça trazidas pelos veículos mais velhos. 

Com a terceirização, os veículos serão sempre modernos e, a cada novo contrato, será possível adquirir automóveis com mais tecnologia, mais conforto e design atualizado.

Cobertura de manutenção preventiva

Uma das grandes vantagens é que a manutenção preventiva costuma ser inteiramente paga pela locadora de veículos. Essa manutenção é extremamente importante para o veículo e para a segurança do motorista, como falamos no artigo Manutenção preditiva: entenda qual sua importância para economia na frota, e acaba apresentando certo custo para quem tem frota própria.

Qualidade na entrega do serviço/produto

Todas as vantagens contribuem para uma melhor entrega no serviço ou produto final. A empresa precisa de veículos novos, com todo o suporte e as manutenções necessárias para entregar com velocidade e eficiência.

Menos burocracias

Veículos requerem custos com impostos e muitas documentações, e toda essa burocracia será responsabilidade da outra empresa, caso você opte pela terceirização. A gestão de multas, licenciamentos, prazos, emplacamento, o seguro da frota e muitas outras tarefas são cuidadas pela empresa terceirizada.

Saiba quais as desvantagens de terceirizar a frota 

As vantagens são muitas, mas e as desvantagens da terceirização dos transportes? Queremos que você entenda todo o cenário:

1) Menos controle na performance 

O poder de decisão da liderança sobre a frota será menor, pois a gestão será descentralizada – da empresa que terceiriza e da que adquire o serviço. Mudanças e outras questões devem ser comunicadas e a empresa que terceiriza pode impor limites ou restrições, como o peso das mercadorias, por exemplo.

2) Mais tempo para reparar erros durante o serviço 

Enquanto os seus gestores terão uma carga menor de trabalho – no que se refere aos cuidados com a frota – e poderão focar na otimização dos processos e na gestão de riscos, eles também poderão se deparar com um menor poder decisório sobre os veículos.

Já que a frota é externa, o gestor notará as falhas e trabalhará para arrumá-las, mas provavelmente não conseguirá atingir essa correção com a mesma velocidade que conseguiria se a frota fosse interna.

Esperamos que você tenha entendido bem todas as vantagens e desvantagens da terceirização e que opte pelo melhor para a sua frota. Mas se ainda sobrou qualquer dúvida, entre em contato conosco. Nós fazemos treinamentos para frotas terceirizadas e frotas próprias. Confira abaxo:

Para solicitar contato com nosso time de especialistas, clique no botão abaixo.