Gestão de Frotas

Maio Amarelo: 3 ações para promover a segurança na frota

Escrito por: Equipe Younder

Todos os anos, no mês de maio, o movimento Maio Amarelo busca conscientizar a sociedade mundial a respeito do número de acidentes e mortes no trânsito.

Você já está por dentro do tema do movimento Maio Amarelo para 2022? 

Este mês é um marco anual na campanha de combate à violência no trânsito e se você é gestor(a) de frota, esta é uma ótima oportunidade para conscientizar os seus colaboradores sobre a segurança no trânsito.

Isto porque todos os anos, no mês de maio, o movimento Maio Amarelo busca conscientizar a sociedade mundial a respeito do número de acidentes e mortes no trânsito. Esse movimento mobiliza diversas entidades, organizações privadas e públicas, a fim de promover ações sobre segurança no trânsito.

Para que você conheça mais sobre o Maio Amarelo 2022, produzimos este texto com informações sobre o que é, qual a sua importância e como promover e conscientizar os seus colaboradores durante este mês com ações dentro da empresa. Confira a seguir!

Entenda o que é o Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e foi instaurado com base em uma resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que destacou 2011 a 2020 como a década para a segurança no trânsito em 11 de maio de 2011. 

Esse fato explica o nome e o mês da escolha para acontecer o movimento. Já o “amarelo” no nome simboliza a atenção à sinalização e advertência no trânsito. 

Como já mencionado, a ideia é mobilizar toda a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, que ocorre no mundo inteiro. Por meio de ações coordenadas entre o Poder Público – dentre eles órgãos e entidades, além de empresas parceiras –, o movimento procura instruir e disseminar a empatia e o respeito no trânsito.

A Semana Nacional do Trânsito também é uma campanha importante para as frotas! Saiba mais aqui.

Afinal, qual a importância da campanha Maio Amarelo?

Em 2021, acidentes de trânsito foram a maior causa de morte entre pessoas de 5 a 29 anos. De acordo com a ONU, 1 milhão e 350 mil vidas, em média, são perdidas nas estradas anualmente.

O Brasil não fica para trás: é o quinto país do mundo com mais mortes no trânsito.

Então é fácil perceber que o fator mais importante do Maio Amarelo é a sua motivação tão necessária, já que o tema é salvar vidas.

A sua importância cresce ainda mais por ser uma ação famosa em diversos países, além de ser protegida pela ONU; ou seja, tem alcance em todo o mundo, unindo o público, o privado e o civil, e é alimentada por diversas associações ao redor do planeta.

O movimento defende um tema a cada ano, sendo o Maio Amarelo de 2022 “Juntos salvamos vidas”. Para um gestor de frotas, temas como esses são ainda mais importantes, já que esse profissional lida todos os dias com colaboradores que estão o dia inteiro expostos no trânsito.

Dessa forma, é importante se atentar à data comemorativa do Maio Amarelo, a fim de propor ações que reforcem a conscientização dos funcionários para trafegar de forma mais segura e respeitosa. A seguir, confira algumas ideias para promover a segurança no trânsito dentro da empresa.

Conheça 3 formas de garantir mais segurança dentro da frota 

Agora vamos para a prática. Confira abaixo 3 ações que você pode fazer conscientizar o Maio Amarelo na campanha de 2022:

1) Invista em treinamentos para os condutores

Os treinamentos são importantes para a produtividade, inovação e competitividade da sua empresa no mercado. Todos os processos logísticos dependem de colaboradores bem capacitados, incluindo a segurança.

O fator humano não pode ser esquecido durante os acidentes. Na realidade, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas. 

Por isso, seus colaboradores precisam estar muito bem treinados para as diversas situações que podem acontecer no trânsito durante o serviço, como identificar e avaliar situações de risco, podendo antever e evitar locais, horários e situações que possam causar alguma eventualidade, como é o caso da direção defensiva e da direção em condições adversas na pista.

Além de reduzir os acidentes de trânsito e manter os condutores em segurança, esses treinamentos trazem outras vantagens: redução dos gastos com combustível, com manutenção da frota e com multas, por exemplo.

Confira aqui o nosso guia completo para a capacitação da sua frota.

2) Otimize a gestão da frota

É essencial ter um bom gerenciamento de frota para conseguir acompanhar a performance do seu colaborador durante o serviço.

Para isso, você pode utilizar tecnologias de monitoração. Os caminhões automáticos contam com esses serviços, que ajudam muito a vida do gestor, já que conseguem perceber inclusive os vícios na direção, que fazem os motoristas cometerem erros e estarem sujeitos a acidentes.

A partir da análise desses dados, você consegue identificar onde estão as falhas, podendo realizar treinamentos e ações para corrigi-las e incentivar a conduta segura do colaborador.

3) Pratique ações de incentivo à direção segura

Você também pode incentivar seus funcionários por meio de ações na empresa que ressaltem a campanha do Maio Amarelo, lembrando dos benefícios da segurança no trânsito. São exemplos:

  • Simulador de direção e corrida para descontração e ensino de condutas
  • Quiz sobre segurança no trânsito
  • Dia de vestir amarelo
  • Decoração amarela (laços, bexigas, bandeiras etc.). Aproveite e use os próprios conteúdos do site Maio Amarelo

Ressalte sempre a promoção de condutas que possam melhorar e proteger a vida dos colaboradores. Quer implementar ações importantes de conscientização para os seus funcionários? Pode contar conosco! Somos especialistas nos mais variados tipos de treinamentos e podemos capacitar a sua equipe! Fale com a Younder.