Treinamento e Desenvolvimento

Exemplos de treinamentos nas empresas: 7 melhores práticas para capacitar colaboradores

Escrito por: Equipe Younder

Os treinamentos corporativos são fundamentais para alinhar processos, fortalecer a cultura da empresa e também impulsionar as capacidades técnicas e comportamentais dos colaboradores.

Você quer capacitar seus colaboradores e gostaria de conhecer alguns exemplos de treinamentos que empresas utilizam para melhorar o desempenho de suas equipes?

As abordagens de capacitação são uma das premissas fundamentais para alcançar os mais altos níveis de eficiência nas organizações. O que pode contribuir, inclusive, para o aumento da produtividade e competitividade da empresa no mercado.

Os treinamentos corporativos são fundamentais para alinhar processos, fortalecer a cultura da empresa e também impulsionar as capacidades técnicas e comportamentais dos colaboradores.

Quer conhecer alguns exemplos de treinamentos nas empresas? Então, confira este artigo com 5 melhores práticas para capacitar colaboradores!

Por que buscar por exemplos de treinamentos nas empresas e investir neles?

Com o mercado cada vez mais competitivo, garantir que seus colaboradores estejam capacitados e atualizados é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Além disso, o treinamento e desenvolvimento de equipes garante que as entregas sejam cada vez mais eficientes, o que gera um diferencial para a empresa que passa a ter um destaque maior no mercado. Confira a seguir!

Aumento da produtividade

Quando os funcionários percebem que a empresa investe na capacitação de seus funcionários, naturalmente esses profissionais se sentem mais motivados.

Isso impacta positivamente nos resultados de suas entregas e também no aumento da produtividade.

Vantagem competitiva

Com as competências técnicas e comportamentos alinhados com o objetivo do negócio, o nível de qualidade das entregas cresce, o que garante importante vantagem competitiva para a empresa dentro do seu nicho.

Aumento do engajamento dos funcionários

Treinar e desenvolver, além de incentivar o lado profissional, também auxilia o colaborador a aguçar a sua realização pessoal.

Dessa forma, ele se torna mais engajado tanto para melhorar os resultados da sua empresa quanto para bater suas próprias metas pessoais.

Alcance de metas com maior facilidade

Quando as pessoas sabem exatamente o que a empresa espera delas, é natural que as metas sejam alcançadas com maior facilidade, pois há menos pressão e cobrança, o que colabora para o alcance dos resultados esperados.

Promoção de um ambiente corporativo saudável

Quando a empresa investe em treinamentos personalizados, o funcionário se sente mais próximo da empresa, mais valorizado, uma vez que a empresa mostra que está investindo no seu desenvolvimento.

A seguir, confira 7 exemplos de treinamentos para incentivar o melhor dos seus colaboradores dentro da empresa!

Modelo de Briefing para Treinamento

7 exemplos de treinamentos nas empresas para capacitar funcionários

O tipo de treinamento a ser aplicado na sua empresa vai depender das necessidades da organização e também do perfil dos colaboradores.

Com isso em mente, acompanhe 7 exemplos de treinamentos para empresas!

1) Integração de funcionários

O treinamento de onboarding de novos colaboradores é fundamental para que a empresa possa transmitir a sua missão, visão e valores, além da sua cultura organizacional.

Além disso, esse é o momento perfeito para seus funcionários analisarem suas expectativas.

Esse momento também é importante para integrar o novo funcionário ao restante da equipe, o que contribui para cultivar uma cultura organizacional positiva.

É preciso entender que esse primeiro contato do profissional com a empresa é um momento chave para repassar quais as responsabilidades que você espera dele.

2) Treinamento comportamental (soft skills)

O treinamento comportamental tem a finalidade de desenvolver as competências e habilidades comportamentais dos funcionários.

Para isso, tem como base a cultura da organização, e incentiva os profissionais a observar aspectos como sentimentos, experiências e motivação pessoal.

O objetivo é trabalhar questões como:

  • empatia;
  • resiliência;
  • inteligência emocional;
  • foco e disciplina;
  • comunicação interpessoal;
  • motivação e outros aspectos do indivíduo.

As soft skills são habilidades muito valorizadas no mercado de trabalho, pois são mais difíceis de serem ensinadas se comparadas às competências técnicas.

Nesse cenário, é importante a gestão Recursos Humanos ter em mente que não se trata de uma tentativa de padronizar as ações e pensamentos dos colaboradores, mas de um treinamento voltado para os valores organizacionais e suas normas de conduta.

Com isso, a empresa garante um bom ambiente de trabalho, o que favorece a produtividade.

3) Treinamento técnico (hard skill)

Como o próprio nome sugere, o treinamento técnico oferece suporte para que os colaboradores possam desenvolver suas habilidades técnicas.

Essas compreendem, por exemplo, a maneira de fazer uso de um novo equipamento de trabalho, falar um segundo idioma ou mesmo falar sobre algum assunto referente à execução de rotinas no dia a dia no trabalho.

O desenvolvimento do treinamento de hard skill é fundamental para a correta execução dos trabalhos, e deve ser conduzido juntamente com o treinamento comportamental.

4) Treinamento de equipe

O treinamento em equipe serve para desenvolver o sentimento de colaboração e é normalmente utilizado para desenvolver a evolução de todo o time de trabalho.

Entrosamento, habilidade de comunicação em grupo e cooperação são alguns exemplos de conteúdos abordados nesses treinamentos e que seus colaboradores podem melhorar no dia a dia.

5) Coaching e mentoria

O coaching e mentoria são abordagens práticas que servem para incentivar e desenvolver habilidades pessoais e profissionais junto aos funcionários.

Os especialistas, geralmente consultores terceirizados pela empresa, atuam identificando carências e oportunidades na personalidade do colaborador.

Essas podem ser trabalhadas e aprimoradas para que os profissionais possam conduzir as situações da melhor forma nas empresas.

6) Treinamentos criativos

Os treinamentos criativos possuem como objetivo buscar um maior engajamento da equipe de trabalho.

Para isso, incentivam a interatividade e conexão utilizando conteúdos com metodologias de sucesso e ferramentas tecnológicas para melhorar a experiência do seu colaborador.

São exemplos de treinamentos criativos nas empresas:

  • gamificação e metodologias ativas;
  • jornadas de aprendizagem personalizadas com feedback em tempo real;
  • treinamento em formato híbrido.

7) Treinamentos online

Os treinamentos online, além de conectar pessoas de onde quer que elas estejam com a ajuda da tecnologia, em especial das plataformas online, têm a vantagem também de alcançarem um grande número de colaboradores.

Com esse aumento de escala de treinamentos, a empresa reduz despesas, ao mesmo tempo em que eleva a qualidade dos treinamentos, contribuindo com conhecimento de qualidade, alinhado aos objetivos organizacionais.

Viu como conhecer exemplos de treinamentos nas empresas é importante para você ter uma boa noção das possibilidades de capacitação nas empresas? Seguindo essas dicas e contando com as ferramentas certas, como as plataformas de treinamento online, fica mais fácil alcançar os objetivos traçados.

Aqui na Younder, a nossa equipe é especializada em exemplos de treinamentos para empresas, usamos a tecnologia para trazer a melhor experiência de aprendizagem.

Clique no botão abaixo para falar com um dos nossos especialistas e entender como podemos trazer eficiência através de treinamentos para sua empresa!