Educação Corporativa: As tendências em 2021 | Younder EdTech
Treinamento equipes técnicas

Educação Corporativa: As tendências em 2021

Escrito por: Carlos Bafutto

As principais tendências da educação corporativa em 2021, um ano marcado pelo uso da tecnologia em prol do ensino EAD e do trabalho remoto.

O termo “EdTech” deriva da combinação das palavras: educação e tecnologia. Essa denominação cada vez mais comum serve para definir o uso de soluções tecnológicas na educação, seja em termos de alcance ou de novas abordagens pedagógicas, ou mesmo, novos modelos de negócio no setor.

E as maiores tendências na educação em 2021, seja ela formal ou corporativa, contam com a tecnologia. 

A pandemia da Covid-19 forçou uma aceleração significativa na adoção de novas tecnologias e metodologias educacionais para tornar a educação viável em tempos de isolamento social.

Crescimento do setor de EdTechs 

A Grand View Research, uma empresa de consultoria de negócios, publicou recentemente um relatório global do mercado EdTech que aponta um crescimento de 18,1%, que representa US $ 285,2 bilhões até o final de 2027.

Entre as principais tendências estão o uso de inteligência artificial na educação e o aumento do uso de tecnologias imersivas no ensino e na aprendizagem.

Mas o maior destaque entre as tendências são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), ou plataformas digital de ensino onde os colaboradores em treinamento podem acessar e compartilhar recursos de aprendizagem e conteúdo educacional, como vídeos, questionários interativos e aulas.

Neste post vamos apresentar as principais tendências da educação corporativa em 2021, um ano marcado pelo uso das inovações em prol da comunicação para viabilizar tanto o trabalho como o ensino remoto.

E muito do que era tendência já se tornou realidade para milhares de profissionais. Vamos nessa?

Nem todas as inovações são tendências

Antes de tudo, é preciso lembrar que nem todas as inovações são tendências na educação corporativa para 2021.

Existe uma gama enorme de objetos de aprendizagem inovadores como as tecnologias imersivas de realidades virtual e aumentada, chatbots ou Machine Learning.

Esses exemplos são usados como objetos de aprendizagem muito inovadores, mas não necessariamente tendências atuais por não atenderem às demandas do mercado tão bem como outras soluções disponíveis.

Como a pandemia afetou o mercado e as tendências na educação corporativa em 2021

A pandemia Covid-19 acelerou a adesão das pessoas e instituições às soluções de ensino à distância e se os cursos e treinamentos EAD já vinham se consolidando antes, agora, já são uma realidade em grande parte do universo da educação. 

Também ganharam impulso as ferramentas de aprendizagem adaptativas que proporcionam maiores oportunidades de aprendizagem personalizada, feedbacks e relatórios. 

Essa transição já vinha acontecendo em ritmo até acelerado. Os treinamentos e cursos já vinham usando uma ampla variedade de soluções, incluindo dispositivos móveis, recursos interativos e software em nuvem.

Mas com a pandemia, houve uma corrida na busca de soluções que tornassem viável a continuidade das atividades profissionais e escolares.

Com isso, a educação corporativa que também já avançava bem no uso de inovações, experimentou esse grande aumento de demanda por soluções de tecnologias de informação e comunicação (TICs).

Educação 4.0

O termo Educação 4.0 diz respeito a uma tendência em que a tecnologia é associada a abordagens pedagógicas em que o aluno aprende por meio de experiências, projetos, e vivências nas quais ele é o protagonista no processo de aprendizagem.

Para muitos educadores ligados ao tema, o modelo pautado na cultura maker “do faça você mesmo” aliado a recursos tecnológicos é uma boa forma de sintetizar esse conceito.

Heutagogia

A Heutagogia é uma metodologia proposta ao final da década de 1990  e tem seu nome vindo da combinação de palavras gregas heuta (auto) + agogus (guiar), o que sugere um processo semelhante ao autodidata ou aquele cuja aprendizagem é autodeterminada.

A ideia central do conceito é ensinar o aprendiz a aprender.

Nesse tipo de abordagem, o modelo em que o as ações de aprendizagem estão concentradas no professor, que se torna o agente que decide o que e como ensinar, a partir de programa pedagógico padronizado dá lugar a uma nova abordagem em que o aluno escolhe a forma como vai aprender.

Desse modo, o professor exerce o papel de facilitador, ao passo que a responsabilidade pelo processo de aprendizagem é do aluno.

E-learning

As tendências da educação corporativa giram todas em torno do e-learning. O custo-benefício nessa vertente que dispensa deslocamentos de colaboradores para um treinamento que pode levar dias ou semanas é determinante nesses casos. 

E os cursos online, além de mais práticos geram custos bem menores além de promover o conhecimento de uma maneira mais interessante e prática, o que aumenta o engajamento dos colaboradores ao treinamento.

Entre as vantagens, destaca-se a possibilidade de customização dos treinamentos de acordo com as necessidades da empresa e do perfil dos colaboradores. 

Outra vantagem fundamental é o benefício de escalar os treinamentos com menores custos e de forma padronizada, eliminando inclusive as barreiras geográficas. 

Além disso, o e-learning possibilita a integração de ferramentas muito em alta como o microlearning e a gamificação.

LXP – Learning Experience Platform

As Learning Experience Platforms ou plataformas de experiência e aprendizagem são soluções customizáveis que ​​proporcionam experiências de aprendizagem personalizadas e intuitivas aos alunos. 

Elas dispõem de uma série de recursos tais quais biblioteca, catálogos de cursos, vídeos, podcasts, artigos, fóruns entre muitos outros.

Nessas plataformas, os colaboradores aprendem  por meio de jornadas de aprendizagem adaptativas para o desenvolvimento de habilidades de forma mais personalizada.

As Learning Experience Platforms fornecem  conteúdos “sob demanda” por meio de ferramentas de descoberta baseadas em inteligência artificial e recomendações baseadas no uso do colaborador. 

Nelas, os colaboradores podem gerenciar e acompanhar experiências de aprendizagem baseadas nas próprias habilidades e desafios de forma personalizada com base em suas progressões de carreira e interesses pessoais.

Blended Learning 

Essa tendência já vinha se firmando na educação formal e agora ganhou mais destaque na educação corporativa. É que as empresas perceberam que se o trabalho pode ser remoto, os treinamentos e capacitações também podem. Ainda mais com a variedade de recursos disponíveis.

E, neste contexto, o chamado blended learning, que une o ensino presencial ao formato online, virou uma das abordagens mais importantes na educação corporativa.

O método é indicado principalmente para treinamentos técnico operacionais em que os colaboradores precisam aprender ou reciclar conhecimentos na operação de equipamentos específicos.

É o caso de motoristas de frota, por exemplo, que podem unir a aprendizagem teórica à prática por meio de simuladores de direção.

Microlearning

Os treinamentos baseados em microlearning são caracterizados por se dividirem em pequenos módulos, que ocupam pouco tempo do colaborador. O conteúdo é apresentado em diferentes formatos como textos, vídeos, áudios, jogos e desafios ou mesmo testes. 

A característica geral dessa vertente é o tempo curto.

O microlearning é ideal para treinamentos corporativos pois sua característica principal, a brevidade de cada módulo, pode ser muito conveniente para os colaboradores.

Gamificação

Gamificação é um anglicismo usado para definir a utilização de jogos como recursos em diferentes contextos, entre eles no processo de aprendizagem. O conceito usa elementos presentes em jogos para despertar o interesse e engajar os alunos de forma a se atingir determinado objetivo pedagógico.

Essa abordagem pode ser adotada desde a criação de dinâmicas e gincanas até a utilização de recursos digitais mais sofisticados.

Conclusão

As principais tendências da educação corporativa têm em comum a tecnologia e o protagonismo do colaborador na busca do conhecimento. E a união de diferentes recursos tem feito dessa busca um caminho mais envolvente e instigante.

Aqui na Younder, a nossa equipe é especializada em criar de soluções educacionais ancoradas em tecnologia para trazer a melhor experiência de aprendizagem.

Clique no botão abaixo para falar com um dos nossos especialistas e entender como podemos te ajudar em projetos educacionais corporativos.



Guia atualização do CTB 2021