Mobilidade

DDS com os motoristas: comece a aplicar essa ferramenta na sua frota

Escrito por: Morgania Crisna

O DDS – Diálogo Diário de Segurança – é uma ferramenta muito utilizada pela equipe de segurança do trabalho com propósito de criar uma rotina diária para abordar temas relacionados à segurança do colaboradores. Nesse sentido, convidamos a especialista de frotas Morgania Crisna, para dar algumas dicas de como adaptar essa metodologia para na gestão de frotas.

Neste post comento a importância de aplicar o DDS com os motoristas como ferramenta para a Gestão de Frotas, afinal, a segurança vem sempre em primeiro lugar.

Através de conversas rápidas com os condutores, o gestor mantém a equipe consciente e engajada, minimizando assim o risco de acidentes, assegurando a saúde de todos e aumentando produtividade.

Mais abaixo separei algumas dicas para você utilizar essa ferramenta com a sua frota. Vem comigo!

Como aplicar o DDS com os motoristas da sua frota

Apesar do nome implicar uma atividade diária, o diálogo também pode acontecer semanalmente.

É interessante que cada diálogo foque em um tema específico e seja rápido, 15 minutos no máximo, dessa forma, os motoristas vão absorver melhor o conteúdo e estarão mais motivados a colocá-lo em prática.

Além disso, alguns outros pontos devem ser considerados na hora definir o tema para os DDS:

  • Utilizar exemplos reais do cotidiano;
  • Utilizar imagens para fortalecer a orientação;
  • Garantir a participação dos condutores.

Como manter engajamento dos colaboradores no DDS

De acordo com o tema definido para o diálogo, é interessante convidar profissionais da área, dessa forma a orientação será mais objetiva e com maior chance de prender a atenção dos ouvintes.

Ainda assim, é importante que o gestor de frota participe do encontro, é através desse contato que ele vai estreitar o relacionamento com a equipe e identificar a real condição do condutor antes de executar suas atividades.

Nesse momento, o condutor também deve ser convidado a falar e citar momentos do seu dia a dia que sirvam de exemplo relacionado ao que foi conversado, tirando dúvidas e buscando mais orientações.

Para incentivar o trabalho em equipe, o gestor pode gamificar o processo gerando uma fiscalização mútua entre os colegas.

Além de garantir a participação dos colaboradores e realizar um diálogo objetivo, é importante que esses encontros sejam elaborados em uma linguagem simples de fácil entendimento.

IMPORTANTE: Os DDS com os motoristas devem ser documentados com lista de presença de acordo com a norma de segurança NR-1.

Temas que podem ser abordados nos DDS com os motoristas

Vamos listar alguns temas que podem ser abordados nos Diálogos Diários de Segurança para sua frota:

  • Direção Defensiva – Orientações para prevenção acidentes de trânsito;
  • Cuidados com o veículo – Boas práticas como verificação dos níveis de fluidos e água, calibragem dos pneus e cumprimento dos prazos da manutenção preventiva;
  • Leis de Trânsito – Manter os condutores engajados e atualizados quanto às leis. Atenção especial para a nova lei 14.071/2020 que alterou o CTB e que entrará em vigor abril de 2021.👉 RECADO: A Younder já pensou em um curso para atualizar os motoristas da sua frota, clique aqui para dar uma olhada no curso Atualização da Legislação de Trânsito;
  • Cuidados com a carga transportada – Assegurar que a carga chegue ao seu destino da melhor forma;
  • Políticas de frotas e da empresa – Garantir que todos os funcionários conheçam e pratiquem a política de frotas e cultura de segurança da empresa com sentimento de dono.

Além dos temas mais comuns mencionados acima, deixe aberto para que as dúvidas expostas pelos motoristas relacionadas a sua rotina, criem outros tópicos que poderão também ser abordados nesse encontro.

Dica: Não limite-se somente aos assuntos técnicos, também podem ser abordados conteúdos como saúde e educação financeira, pois se o condutor não estiver bem física, mental ou financeiramente, dificilmente ele se sentirá motivado ou conseguirá exercer suas atividades da melhor forma.

Conclusão

Já sabemos que é importante manter os condutores motivados em suas atividades e dentro da empresa, hoje vimos mais uma forma de garantir isso: a realização dos DDS com os motoristas traz diversos benefícios como:

  • Assegurar a segurança dos condutores e terceiros no trânsito e na estrada;
  • Maior conscientização da equipe e redução de acidentes de trabalho;
  • Aumento de produtividade;
  • Condutores mais comprometidos e engajados;
  • Redução na taxa de absenteísmo;
  • Garantir uma direção sustentável e defensiva;
  • Redução de custo.

Enfim, é essencial utilizar também essa ferramenta e deixar mais um canal aberto entre os motoristas para que eles se sintam à vontade em partilhar momentos e aprendizados de sua rotina com a empresa, assim todo mundo sai ganhando!