Gestão de Frotas

Entenda quando o condutor infrator deve ser submetido ao curso de reciclagem da frota

Escrito por: Equipe Younder

Você que é gestor de frotas deve estar atento para que seus colaboradores não precisem chegar ao ponto de ter a carteira de habilitação suspensa ou cassada.

Você que é gestor de frotas deve estar atento para que seus colaboradores não precisem chegar ao ponto de ter a carteira de habilitação suspensa ou cassada. Então é importante aplicar medidas e identificar quando o condutor infrator deve ser submetido ao curso de reciclagem da frota de forma preventiva.

Uma série de fatores previstos no Código de Trânsito Brasileiro é que faz com que o motorista perca seu direito de dirigir, como, por exemplo, a incidência de multas ou o envolvimento em acidentes.

E uma das responsabilidades do gestor de frotas ou RH é estruturar e acompanhar o encaminhamento dos motoristas para treinamentos preventivos adequados para que não chegue à situação extrema de perder o direito de conduzir.

Para te ajudar a entender melhor qual o momento ideal para realizar cursos de reciclagem e desenvolvimento de motoristas na sua frota, separamos algumas dicas para identificar as necessidades e as vantagens do curso de treinamento de reciclagem. Continue lendo!

Saiba identificar quando o condutor infrator deve ser submetido a curso de reciclagem

Caso você ainda não saiba, a penalidade de curso de reciclagem é obrigatória em alguns casos e está prevista no Artigo 268 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelecido através do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para os motoristas infratores que tenham o direito de dirigir suspenso, ou tenham envolvimento em acidente grave ou que sejam condenados judicialmente por delito de trânsito.

Vale destacar que o curso de reciclagem é imprescindível para um motorista infrator que teve suspenso o direito de conduzir devido à carteira suspensa e deseja recuperá-la. Porém, na realidade de frotas de veículos, é preciso agir preventivamente para que a situação não chegue a esse ponto.

Afinal, um motorista parado pode afetar diretamente a produtividade da frota. Além do tempo que deverá ser demandado para realizar o curso de reciclagem de CNH homologado pelo Detran.

Então, o melhor caminho é optar por cursos de reciclagem de conhecimento em direção defensiva independentes e acompanhar os resultados desses treinamentos com a performance dos motoristas.

Somente desta forma, você terá o controle da frota e vai poder analisar e identificar quando o condutor infrator deve ser submetido a curso de reciclagem da frota.

O condutor também pode e deve ser submetido ao curso de reciclagem quando for constatado que está colocando em risco a segurança do trânsito. E alguns indicadores que ajudam nessa percepção podem ser medidos através de telemetria veicular.

Imprudência do Trânsito nas Músicas

Principais fatores para indicar um curso de reciclagem para o motorista

Portanto, os principais fatores para identificar quando o condutor infrator deve ser submetido a curso de reciclagem são:

  • A reincidência de infrações graves;
  • A alta numeração de pontos na carteira;
  • A carteira de motorista vencida ou o envolvimento em acidente de trânsito;
  • A velocidade que ele tem conduzido;
  • Os danos causados ao veículo.

Em todos os casos, é importante primeiramente conversar com o motorista da frota para deixá-lo confortável em fazer o curso, sempre lembrando que não é uma medida punitiva – mas, sim, educativa -, cujo único objetivo é prezar pela segurança do coletivo.

Além da redução de danos, agir preventivamente também irá ajudar na diminuição de custos da frota, fazendo com que os veículos necessitem de menos manutenção, além de auxiliar também no aumento da produtividade do seu motorista.

Entenda as vantagens de deixar o motorista da frota com o curso de reciclagem em dia

Como responsável pela qualificação dos condutores, você precisa ter em mente que é seu dever capacitá-los antes que algum deles chegue ao ponto de perder o direito de dirigir.

E não qualificá-los no momento certo traz consequências negativas para a produtividade da sua frota, uma vez que você perderá tempo e dinheiro submetendo o motorista ao curso do DETRAN por um tempo que ele poderia estar sendo produtivo.

Portanto, como já dito anteriormente, o curso opcional de prevenção de motoristas, no caso o curso de direção defensiva e direção econômica para motoristas, seriam ideais para evitar esse tipo de situação.

No geral, os treinamentos de motoristas servem para evitar gastos da empresa com multas e também ajudam a diminuir custos com a manutenção dos veículos da frota. Além disso, motoristas com a reciclagem em dia evitam acidentes e podem contribuir para a melhora da satisfação dos clientes.

Essa também é uma boa medida para acompanhar e incentivar o cadastro dos motoristas no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). O registro começou a valer em abril de 2021 e serve para beneficiar condutores que estão há mais de 12 meses sem cometer infrações de trânsito.

eBook Tríade da Gestão de Frotas

Saiba como funciona o curso de reciclagem de motorista

Se você que faz a gestão de frotas acredita que precisa oferecer o melhor treinamento de reciclagem para sua equipe, bem como ter controle de quando seus motoristas vão fazer o curso de reciclagem da frota, a melhor recomendação é buscar cursos independentes.

Assim, você poderá associar o treinamento de motoristas que a sua empresa oferece com conteúdos dinâmicos e ferramentas inovadoras para melhorar o engajamento dos motoristas, fazendo com que o curso de reciclagem não pareça uma ação punitiva.

Além disso, você também conseguirá engajar seus colaboradores para que eles conquistem boas notas na avaliação do treinamento, elevando o patamar de qualificação da equipe.

Alguns cursos mais modernos permitem também dinâmicas de reconhecimento e premiação para a equipe, o que contribui diretamente para a redução de infrações, multas e acidentes. Consequentemente, todos ganham um trânsito mais seguro.

Existem cursos que o condutor pode realizar de maneira remota e online, nesse caso, ele será encaminhado para um curso preventivo online através de uma plataforma de ensino à distância (EAD) que corresponde ao seguinte caminho:

1) Diagnóstico inicial: trilha de aprendizagem personalizada de acordo com o perfil do seu motorista.
2) Trilha de aprendizagem: conteúdos em formatos diferentes com linguagem simples e interativa para engajar o motorista no treinamento.
3) Simulador de tecnologia imersiva: simulação virtual para colocar em prática o que foi absorvido pela parte teórica.
4) Gerenciamento: relatórios que mostram os resultados obtidos pelo treinamento ao longo da jornada de aprendizagem.
5) Diagnóstico final: identifica o que foi absorvido pelo motorista ao longo do treinamento.

Assista ao vídeo explicativo sobre a jornada completa de treinamento para condutores de frotas.

Seja ágil para oferecer treinamento de reciclagem

Por fim, vale ressaltar a importância dos cursos de reciclagem para gestão de frotas, uma vez que motoristas atualizados conseguem reduzir os custos com acidentes, manutenção corretiva e, claro, com as multas.

Da mesma forma, é urgente oferecer a reciclagem para aqueles motoristas infratores que já somam muitos pontos na carteira, para não perderem o direito de conduzir e acabar gerando consequências negativas para a produtividade da frota.  Portanto, fique atento à documentação da sua equipe.

E, quanto antes você estruturar um processo para oferecer treinamentos como o de reciclagem de motoristas para a sua equipe, mais rápido você começará a economizar com a incidência de infrações, multas e acidentes.

Quer entender mais como funciona o curso de direção defensiva e direção econômica de motoristas online? Então clique abaixo e converse com um dos nossos especialistas.