Gestão de Frotas

Entenda como funciona o carro elétrico e suas vantagens em comparação ao carro a combustível

Escrito por: Equipe Younder

Nos últimos anos, os veículos elétricos têm ganhado cada vez mais espaço nos países de todos continentes, e no Brasil não poderia ser diferente.

Você sabe como funciona o carro elétrico e por quais motivos ele tem tomado mais espaço dentro do mercado?

Os carros elétricos ficaram ainda mais famosos no mercado atual, onde sustentabilidade e economia são as palavras de peso, mas muitos ainda têm dúvidas sobre esse tipo de veículo: como funcionam? Eles são realmente uma alternativa melhor do que o carro a combustível? 

Se você ainda está no dilema “carro elétrico ou carro a combustível?”, hoje nós estamos aqui para te ajudar! Vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de optar por esse modelo.

 Boa leitura!

Como funciona o carro elétrico?

“Sustentabilidade” é uma palavra de muita força nos últimos anos, e nesse cenário o carro elétrico surgiu como uma melhor opção para o meio ambiente, diminuindo a utilização dos combustíveis feitos de recursos não renováveis. 

O veículo elétrico é “ecologicamente correto” porque não utiliza combustíveis fósseis (petróleo, gás ou carvão), funcionando por meio de corrente elétrica. Assim, o carro não gera poluentes, é muito mais econômico e não emite ruídos, sendo que a energia é melhor aproveitada e a condução é mais leve e prática.

Atualmente, existem três tipos de veículos elétricos: 

  • Plug-in electric: carros 100% elétricos.
  • Plug-in hybrid: funcionam com eletricidade e com combustível.
  • Hybrid electric: predomina o combustível, mas também funciona com energia elétrica.

Nos últimos anos, os veículos elétricos têm ganhado cada vez mais espaço nos países de todos continentes, e no Brasil não poderia ser diferente.

Qual é a diferença do motor para carros a combustível?

O carro a combustível funciona a base de combustível injetado numa câmara de combustão. Esse combustível é misturado com ar e a mistura é comprimida pelo pistão até provocar uma faísca e uma explosão.

Assim, o pistão causa o movimento das manivelas, que, agora em movimento rotacional, giram o eixo que controla as rodas. 

Por isso, o motor a combustão não é sustentável porque a explosão gera poluentes, que são expelidos no meio ambiente.

Entenda os componentes do motor elétrico

Agora que que você já entende sobre o básico do motor a combustível, é hora de entender melhor como funciona o motor elétrico para facilitar sua comparação:

As quatro bases do carro elétrico são:

  • Bateria recarregável;
  • Inversor para que a corrente elétrica vire corrente alternada;
  • Motor de indução;
  • Sistemas de recuperação de energia.

A bateria do veículo elétrico tem um funcionamento parecido com o de uma pilha comum. Na realidade, pode ser composto por essas pilhas em série, gerando energia para rodar o carro.

O carro elétrico pode ser abastecido com energia por meio de uma tomada. Além de recarregável, a bateria tem um sistema de armazenamento e recuperação de corrente elétrica, que é convertida em corrente alternada pelo inversor.

Como acontece a conversão de energia para o motor

A energia contínua convertida em corrente alternada gera um campo magnético. Assim é feita a conversão para o motor: a energia caminha até o motor de indução, acionando os mecanismos necessários e fazendo as rodas girarem.

O motor do carro elétrico é composto por um estator e um rotor. Com o campo magnético funcionando como em ímãs, o rotor gira em círculos: um campo magnético rotacional. 

O motor é movido apenas pela eletricidade. Inclusive, o carro elétrico pode ter mais de um motor, e todos dependem da energia armazenada nas baterias para funcionar. 

No caso de como funciona o carro elétrico, é o inversor que determina a amplitude da corrente, de acordo com a pressão aplicada sobre o pedal do acelerador. Quando o motorista pede por mais potência, a frequência e amplitude da corrente ficam maiores, acelerando o movimento rotacional e fazendo o rotor girar mais rápido.

Entenda o freio regenerador do carro elétrico

O sistema de recuperação de energia deixa esse carro ainda mais vantajoso para você, pois é econômico, não desperdiça a energia enquanto se move. No caso do carro a combustível, energia é perdida até na hora de frear. 

Os elétricos têm um sistema que aproveita as desacelerações do carro para gerar energia a partir do movimento das rodas. Quando o motorista para de acelerar, o freio regenerativo começa a funcionar, deixando de consumir energia e passando a gerar eletricidade.

Por sistema de recuperação de energia, queremos dizer também que, nos veículos elétricos, essa energia retorna para a bateria como eletricidade, e esse é um dos motivos pelos quais esse carro é tão econômico, já que nenhuma energia é perdida.

Transporte Rodoviário de Cargas

Afinal, carro elétrico é realmente mais eficiente que o carro a combustão?

Você já conferiu acima como funciona o carro elétrico e como ele consegue ser mais sustentável, eficiente e com baixo custo de manutenção. Além de mais silencioso e, claro, gastar menos com combustível. 

Porém, infelizmente, o veículo elétrico ainda tem um valor acima do carro a combustível no Brasil, e tem o grande empecilho da dificuldade em percorrer longas distâncias por precisar de recargas na bateria.

Optar por uma frota elétrica no Brasil pode ainda parecer um desafio, mas o mercado está se adaptando cada vez mais e o preço tende a cair. Inclusive, já existem ônibus elétricos no território brasileiro.

Está interessado e quer entender mais sobre carros elétricos? Nós temos um artigo só sobre esse tema. É só clicar e conferir

A Younder quer te ajudar a capacitar sua frota com treinamentos eficientes, modernos e inovadores. Fazemos treinamentos teóricos, práticos e personalizados para frotas. 

Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas!