Treinamento e Desenvolvimento

Três ações de diversidade e inclusão nas empresas que você deve implementar

Escrito por: Edemaike Silva

Marcas que apoiam a cultura da inclusão, a diversidade e o trabalho humanizado só têm a ganhar. Afinal, uma equipe diversa é mais criativa e inovadora, o que acaba sendo um grande diferencial competitivo no mercado.

Você sabia que cada vez mais os funcionários estão buscando oportunidades de trabalhar em locais que promovam ações de diversidade e inclusão?

Marcas que apoiam a cultura da inclusão, a diversidade e o trabalho humanizado só têm a ganhar. Afinal, uma equipe diversa é mais criativa e inovadora, o que acaba sendo um grande diferencial competitivo no mercado.

Mas, se você não sabe por onde começar ou como trabalhar a diversidade dentro da sua empresa, confira esse artigo onde te indicamos qual a melhor maneira de promover ações simples e eficientes de inclusão e diversidade. Confira a seguir!

Entenda qual é a diferença entre diversidade e inclusão

Diversidade é o início, inclusão é o meio. Primeiro montamos uma equipe de potenciais e culturas diversas (diversidade), depois precisamos fazer com que o ambiente de trabalho seja saudável e igualitário para que todos se sintam livres para inovar (inclusão).

Os termos estão conectados e representam um processo. Apesar das empresas entenderem que precisam ampliar as oportunidades para colaboradores, funcionários são contratados, mas a inclusão não é posta em prática no dia a dia.

É comum que profissionais se sintam impedidos de opinar, ou até mesmo tenham bloqueio, o que repercute diretamente na contribuição que eles podem trazer para a empresa, tornando-se um empecilho para o crescimento do próprio negócio.

Por isso, o ideal é criar um ambiente diverso e inclusivo em que se sintam valorizados.

Saiba os benefícios de promover ações de diversidade e inclusão na empresa

Conheça a seguir os benefícios de investir em diversidade e inclusão na gestão de recursos humanos da sua empresa: 

Diminuição da taxa de turnover

Com o respeito ao próximo e à diversidade para promover inclusão, há melhora do ambiente de trabalho como um todo. 

Assim, a taxa de turnover, que mede o índice de rotatividade (entrada e demissões de funcionários) da sua empresa, pode diminuir. A baixa rotatividade traz estabilidade, menos gastos com demissões e contratações e mais padronização no serviço.

Nós já falamos sobre como diminuir o turnover! Leia mais no nosso artigo e melhore os seus índices.  

Consolidação de times de alta performance

Nesse cenário, os potenciais de cada funcionário são valorizados. A equipe fica livre para ser criativa, contribuir a partir das suas diferenças de pensamento. Há um trabalho humanizado que reflete na qualidade do que é entregue ao cliente. 

Crescimento na produtividade

A inclusão e a diversidade trazem um pensamento plural, criativo, com trocas de ideias entre homens e mulheres, promovendo mais inovação e um clima organizacional que estimula o engajamento

Todo esse cenário de uma equipe mais feliz e proativa também gera um aumento na produtividade da empresa como um todo e, consequentemente, nos resultados obtidos.

Melhoria nos resultados 

Com espaço para mais comunicação, há também espaço para feedbacks e incentivo do potencial da equipe. 

E como dito anteriormente, é natural que todas essas vantagens trabalhem entre si para melhorar  os seus resultados como um todo. Afinal, mais satisfação e engajamento por parte dos colaboradores gera mais força de trabalho e qualidade para os clientes.

5 passos para criar ações e estimular a diversidade e inclusão dentro da corporação

É claro que não estamos aqui só para falar da teoria. Confira as nossas dicas para colocar em prática ações para criar um espaço com mais diversidade e inclusão na sua empresa:

Entenda a cultura organizacional

Cultura organizacional é o conjunto de elementos que constroem o ambiente da empresa. É uma estratégia para alinhar os relacionamentos interpessoais no trabalho e manifestar os valores corporativos no dia a dia. 

Comece mapeando: a inclusão e a diversidade são palavras que estão entre os valores da sua empresa? Como isso é manifestado na prática do dia a dia? 

Um bom indicador é notar se há sempre o mesmo tipo de profissional ou se há inovação e diferenças respeitadas entre os colaboradores. Observe os hábitos, a linguagem, as normas, os costumes, até as ferramentas que constroem o clima diário. 

É interessante fazer uma pesquisa de clima organizacional entre os seus funcionários, os concorrentes e dentro do mercado para entender se há o sentimento de exclusão no ambiente e como as outras empresas lidam com a diversidade.  

Quer saber mais sobre o conceito? Confira o nosso artigo.

Promova um recrutamento diversificado

Por vezes estamos tão presos nos mesmos padrões que não percebemos quão benéfico seria encontrar profissionais com outras habilidades e experiências. Uma empresa muito homogênea tem pouca oportunidade para ser criativa. 

Deixe de lado os preconceitos, procure formações, qualificações e especializações diversas, com colaboradores com variadas experiências de vida. Afinal, promover a diversidade e inclusão é ter representação dentro da empresa.

Queremos te ajudar nessa etapa! Você conhece o Recrutamento Inteligente? Leia mais no nosso artigo.

Também queremos te apresentar três técnicas de seleção.

Tenha ações de reconhecimento e benefícios

A sua empresa oferece um bom plano de carreira? Faz parte do dia a dia a valorização do potencial dos funcionários com treinamentos? Há a possibilidade de crescer de cargo dentro do negócio?

Colaboradores que têm reconhecimento, recebem benefícios e encontram oportunidades, trabalham melhor, pois existe uma grande conexão entre reconhecimento e produtividade.

Modelo de Briefing para Treinamento

Proporcione representações da minoria nas lideranças da empresa

Infelizmente, as minorias ainda enfrentam problemas na hora da contratação. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a desigualdade vem diminuindo, mas a passos lentos.

Os dados do IBGE apontam que menos de 3% de mulheres e homens negros alcançam cargos de liderança no país. As mulheres brancas também estão em porcentagem menor do que os homens brancos, 5,4% para 7,6%. 

A sua empresa deve estar à frente na diversidade, possibilitando a representação das minorias em cargos maiores dentro da sua empresa.

Também é uma ótima ação criar programas de valorização às minorias com treinamentos ou até criar processos seletivos focando apenas nas minorias.  

Determine regras de convivência e respeito mútuo

Os líderes precisam deixar bem claro que não há lugar para preconceitos dentro da empresa. Além de ser prejudicial para a saúde física e mental dos colaboradores, o preconceito influencia no bom convívio geral e atrasa o crescimento do seu negócio.

Quer entender mais sobre como promover diversidade cultural e inclusão na sua empresa? Converse agora com um dos nossos especialistas! Nós podemos te ajudar em cada etapa.