Blog

A importância de investir na capacitação e treinamento de motoristas de frotas

Escrito por: Renato Mello

Paulo Bogo, do canal Mova-se, bate um papo com Luiz Carlos Mantovani Néspoli (Branco) superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).

Investir na capacitação e treinamento de motoristas de frotas, é importante para evolução do profissional e gera benefícios para a empresa. Deixar de faze-lo para economizar é um erro, conforme explicou Luiz Carlos Néspoli superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

“É, esse é um erro de atuação. O que acontece com um acidente de trânsito? Você tem ausência de trabalho, perda laboral, você tem custos que terá que arcar, você tem perda de imagem no seu negócio. Então, é fundamental que você tenha como empresa e/ou empresário, maior eficiência, e maior segurança no transporte que você faz.”

“Como cidadão, como empresa cidadã ela tem que cuidar também da segurança do país, contribuir pra segurança nacional. O esforço de redução de acidente de trânsito no Brasil é um esforço coletivo. Porque o custo social do acidente recai sobre toda a sociedade, inclusive sobre o meio empresarial. Então é fundamental ele contribuir também com um processo de redução”.

“Então, há vantagens nisso. Que eu acho que falta é esclarecimento, falta iniciativas e falta oferta também de produtos que possam ser extremamente úteis para ele.”

“No caso de simuladores por exemplo, isso já existe em áreas como aviação, o próprio metrô de São Paulo já utiliza a simulação, hoje já existe empresas de ônibus que tem treinamento em simulação, ou seja, já há uma leitura empresarial da necessidade disso. O que é importante, é se comunicar mais sobre isso, discutir sobre e oferecer estes serviços”.